7 de julho de 2010

Massa: "Andar pela pista na quinta será essencial"

Brasileiro compara traçado de Silverstone com o de Istambul, onde F10 foi mal

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, está na mesma situação que os demais pilotos: sem conhecer ainda o traçado de Silverstone. Isso porque a tradicional pista inglesa passou por uma grande reforma e todos os competidores apenas a testaram via simulador.

Por isso mesmo, em seu diário na Ferrari, o parceiro de Fernando Alonso descreve como essencial a tradicional caminhada dos pilotos pelo circuito na quinta-feira, quando poderá discutir com seu engenheiro o melhor acerto para seu carro.

"Minha atenção está totalmente voltada para Silverstone. Assisti à corrida da MotoGP pela televisão há algumas semanas e minha impressão é que o novo traçado é muito diferente em relação ao antigo, com algumas das noves curvas mais lentas que as primeiras."

"Na sexta-feira veremos se serão necessárias mudanças importantes em relação ao que costumamos utilizar no carro, apesar de quase todos os dados que dispomos atualmente serem válidos, haja vista que boa parte do traçado segue inalterada", completou o brasileiro.

"A caminhada a pé na quinta com meu engenheiro será muito importante. Quando se caminha por uma parte nova é possível armazenar diversas coisas: a superfície do asfalto, se há muitas ondulações, os pontos de frenagem e o melhor modo de se fazer uma curva."

Atual oitavo colocado no campeonato, Massa relembra que a pista de Silverstone se parece muito com a da Turquia, onde a escuderia não conseguiu uma boa performance, mas diz que as melhorias implantadas podem alterar esse cenário.

"Dentre as pistas nas quais já estivemos neste ano, Silverstone é a mais similar a Istambul, onde não estivemos competitivos. Se a F-1 se comportar bem na Inglaterra significa que estamos no caminho certo. Aqui, Hockenheim e Budapeste são muito importantes e faremos o máximo para nos aproximarmos de nossos adversários."

"Como vocês podem ver, há tantos pontos que podem ser importantes em uma volta quando se está dentro do carro que, pode ser que as considerações feitas quando se caminha na pista se modifiquem. A volta ideal fica mais perto etapa após etapa, principalmente na parte nova. No geral, após cinco ou dez voltas se entende a situação."

"Em Valência e em Montreal vimos que a F10 estava progredindo bem, apesar de o resultado não ter chegado. Neste final de semana devemos ter uma ideia de nossa posição em relação aos adversários e quanto melhoramos."

Fonte: Tazio

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