8 de julho de 2010

Coluna de Kimi: ao asfalto, com emoção!

Prévia do Rali da Bulgária (do finlandês)

As férias de junho vieram e foram. Relaxamos um pouco e trabalhamos um pouco também.

Foram umas boas férias. Agora parece como se uma nova temporada começasse de novo.

Neste momento, vamos para o asfalto. Não ajuda que eu tenha passado pelas pistas minha vida toda. Pilotar rali do asfalto é uma coisa completamente diferente do que pilotar na pista.

Mas de alguma maneira, o asfalto é mais familiar para mim. Há mais aderência apesar de mudar o tempo todo. Tenho esperado por um rali de asfalto, e aqui ele está.

É um fato, mas também é um fato que a liderança vai rápido, tanto no cascalho quanto no asfalto.

Depois de Portugal, pilotei um rali na Itália e testei por dois dias na França.

Aquele pequeno rali na Itália serviu ao seu propósito. Foi seu primeiro rali de asfalto com um carro WRC e eu fiquei satisfeito com o resultado. Encontramos a velocidade imediatamente, demos uns toques no carro e tivemos as circunstâncias de corrida certas. Foi importante pois pudemos praticar fazer notas no asfalto.

Depois também tivemos um bom teste. Tudo deu certo. Ganhei muito mais confiança e habilidade de mexer no carro. As sensações são as melhores até agora.

A aderência é maior no asfalto, mas quando você corta as curvas com um carro de rali, a aderência muda o tempo todo. É igual em todas as superfícies.

A Turquia foi o primeiro lugar novo para todos, e fomos bem lá. Foi meu melhor rali até agora. A Bulgária também é um novo lugar para todo mundo. Isto provavelmente nos ajuda um pouco, mas vamos simplesmente manter os mesmos objetivos.

Primeiro, temos que chegar à bandeira quadriculada e me sentir melhor, que o carro é meu.

Depois, vamos ver qual é o resultado.

Seria importante encontrar um bom ritmo desde o primeiro estágio. Os caras da liderança já tem experiência de sobra, então eles vão ser rápidos imediatamente. A rotina só chega após termos quilometragem suficiente no rali.

Posso dizer a vocês que é divertido. Tenho a sensação que estou aprendendo mais o tempo todo. Após a Bulgária vai começar os testes para Jyväskylä. E então pilotaremos em nossa corrida em casa. Estes são os destaques da temporada.

Nesta época do ano, os pilotos são levados e trazidos a todos os lugares, segundo os boatos. O circo da F1 é o mesmo do WRC. Eu não me estresso nem um pouco com eles. Tomaremos decisões quando chegar a hora. Acho que vou estar pilotando em algum lugar no ano que vem também...

Fonte: kimiraikkonen.com
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: