10 de julho de 2010

WRC: Solberg domina, mas Loeb mantém liderança do Rali da Bulgária

Petter Solberg venceu três especiais, mas não foi suficiente para ameaçar a liderança de Sébastien Loeb. Kimi Raikkonen voltou à disputa e concluiu o sábado (10) em 14º

Petter Solberg venceu três das seis especiais do Rali da Bulgária reservadas para este sábado (10). O norueguês, que compete com carro da Citroën de equipe independente, estreou o novo navegador, o norte-irlandês Chris Patterson, que substituiu o aposentado Phil Mills. No entanto, o domínio do nórdico não foi suficiente para remover Sébastien Loeb da ponta da competição. Após dez estágios, o hexacampeão lidera com grande vantagem sobre o segundo colocado, Daniel Sordo, companheiro de equipe do francês. Solberg manteve o terceiro posto e está a 45s2 de Loeb.

“Não é de todo o mal estar em uma equipe privada e estar em uma luta como esta”, salientou Solberg ao final do dia. O piloto realizou mudanças no acerto do carro antes das três especiais da tarde. Justamente as etapas vencidas pelo norueguês, que comemorou os ajustes. “A mudança no carro nesta tarde fez grande diferença. Foi apenas um detalhe, mas foi o suficiente.”

Nada que pudesse abalar a liderança de Loeb. O francês foi o único competidor a utilizar pneus macios, medida adotada para evitar maiores problemas na chuva, que não apareceu. O francês entendeu que a postura cautelosa era o melhor a ser feito, por causa da grande vantagem sobre os demais na Bulgária.

“Foi uma escolha de segurança, nós estávamos esperando a chuva. Nós sabíamos que se chovesse e Solberg estivesse com os macios e nós com os [pneus] duros, poderíamos ter perdido um minuto”, afirmou Loeb, justificando a opção.

Sébastien Ogier sacramentou a supremacia da Citroën na sétima etapa do WRC e permanece na quarta colocação geral, mas está distante 2m05s7 de Loeb. O primeiro carro da Ford é do finlandês Mikko Hirvonen, o quinto colocado.

Jari-Matti Latvala, vencedor do Rali da Nova Zelândia, é o sexto. O finlandês está a pouco menos de 1min à frente de Per Gunnar Andersson, ambos com carros da montadora norte-americana. Frigyes Turan manteve a Peugeot na oitava posição. Matthew Wilson e Henning Solberg, que também representam a Ford, completaram o top-10.

Kimi Raikkonen voltou à competição após o acidente sofrido na sexta-feira. Embora o teto do carro esteja levemente danificado, a Citroën não apresentou problemas, o que proporcionou ao finlandês alcançar a 14ª posição, sendo que o campeão mundial de F1 em 2007 completou o décimo estágio em sexto, provando que o acontecimento não foi grave.

O Rali da Bulgária termina neste domingo (11) com a realização de quatro especiais, que totalizam 195,24km, sendo que 94,52 destes serão
cronometrados.

WRC, Rali da Bulgária, segundo dia:

1. Sebastien Loeb Citroen 2h12m49.3s
2. Dani Sordo Citroen + 40.5s
3. Petter Solberg Citroen + 45.2s
4. Sebastien Ogier Citroen + 2m05.7s
5. Mikko Hirvonen Ford + 2m50.4s
6. Jari-Matti Latvala Ford + 3m33.1s
7. P-G Andersson Ford + 4m35.8s
8. Frigyes Turan Peugeot + 5m39.2s
9. Matthew Wilson Ford + 7m34.7s
10. Henning Solberg Ford + 10m04.6s

Fonte: Warm Up

Sem comentários: