7 de julho de 2010

A vontade de Kimi em aprender agrada o chefe da equipe

Turun Sanomat

O chefe da equipe Citroën Junior vai continuar no WRC no ano que vem também, então não seria tão chocante se Kimi Räikkönen ficasse com a turma.

O chefe da equipe Benoît Nogier elogia Räikkönen por ter ido ao rali com uma atitude honorável.

- Kimi tem ciência de seu nível e entende totalmente que ele tem que melhorar. Ele tem que aprender a conhecer tudo e só vai ter sucesso com experiência. Tudo que falta em Kimi é experiência. Ele pode ser muito rápido mas como não tem experiência, ele assume riscos facilmente sem mesmo perceber. Só a experiência ajuda, não os conselhos de ninguém.

Que tipo de piloto de rali é Räikkönen no momento?

- No começo, Kimi deixava o carro escorregar no cascalho. Os pilotos de ponta entram nas curvas mais retos, e poupam tempo. Talvez Kimi esteja pilotando ao velho estilo finlandês, mas aquele estilo não é bom hoje em dia. Você perde muita aderência e tempo quando o carro escorrega assim.

Kimi está um segundo atrás dos líderes.

- Todos os líderes são extremamente rápidos. Não podemos esquecer disto. Kimi melhorou imensamente sua performance durante a temporada. Como eu disse, é primeiramente e principalmente a experiência [que lhe falta].

- Em Portugal, Kimi ficou entre 1 e 1,7 segundos atrás dos líderes. Na Turquia, ele se sentiu mais à vontade e lá a diferença foi menos de 1 segundo, esclarece Nogier.

Räikkönen já sabe ajustar um carro de rali?

- Sim, ele sabe, mas você nunca sabe se vai na direção certa, estima Nogier.

Qual a característica que o chefe da equipe mais aprecia em seu piloto finlandês?

- Seu temperamento e a forma como ele é direto.

Às vésperas do Rali da Bulgária, Nogier assegura que está interessado em ver do que Räikkönen é capaz em seu primeiro rali WRC no asfalto.

- Estou ansioso para ver o ritmo de Kimi, especialmente após ver como ele pilotou bem no Rali da Lanterna na Itália.

Kaj Lindström ficou agradecido que a corrida trouxe muita confiança a Räikkönen, que de acordo com ele se sentiu um verdadeiro piloto de rali pela primeira vez na Itália.

- Eu estava ansioso para chegar ao asfalto desde o início da temporada. Eu tive uma boa sensação no carro desde os primeiros testes. A sensação só melhorou no Rali da Lanterna. Eu realmente gostei daquele rali, apesar de eu ter perdido a liderança no final. A equipe toda tem me ajudado muito e o trabalho duro do início da temporada começou a render, pensa Räikkönen.

- Meu objetivo é terminar o rali e começar a finalmente entender completamente meu carro.

Que tipo de resultados o chefe da equipe espera de Räikkönen ao final da temporada?

- É muito difícil dizer. Fora o Rali da Finlândia, todos os lugares foram novos para Kimi. Por exemplo, os ralis do Japão e da Grã-Bretanha são muito traiçoeiros para um piloto que nunca pilotou lá.

Nogier sente um certo orgulho em ter um campeão mundial de F1 pilotando em sua equipe.

- É uma grande honra para nós quando um piloto de ponta que já pilotou pela Ferrari e pela McLaren fez uma escolha como esta. Nenhum piloto de F1 antes de Kimi jamais veio para o rali tão seriamente.

HEIKKI KULTA

Fonte: Turun Sanomat
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: