7 de julho de 2010

Pilotando com Kimi - Kaj Lindström: O asfalto é quente

No próximo fim de semana, um dos ralis mais interessantes e mais esperados da temporada será disputado. O Rali da Bulgária é uma nova corrida para todos os pilotos da série e é o primeiro rali de asfalto da temporada. Então, finalmente chegamos à superfície propriamente dita: o asfalto quente.

Olá todos de novo.

Há algumas semanas atrás, pilotamos num teste de dois dias que foi bem. Conseguimos melhorar a configuração do carro significativamente comparado à Itália. Kimi pôde tentar suas próprias idéias de configuração em paz e com sua ajuda o carro se tornou diferente e claramente melhor e mais rápido. O teste foi no fim um evento muito positivo e Kimi pilotou bem o carro no asfalto. Nós dois nos sentimos realmente bem com a nossa participação no Rali da Bulgária.

No asfalto, Kimi está em casa. Ele gosta de pilotar um carro de comportamenteo neutro e que tenha um leve oversteer (sai de traseira) nas curvas. O principal é que o carro vire bem nas curvas. Nos testes, assim como na corrida de teste na Itália, tínhamos uma boa velocidade o tempo todo.

Durante o próximo rali, temos permissão de usar 40 pneus diferentes onde temos que escolher entre 40 compostos duros e 20 compostos macios. Nos testes, Kimi pôde pilotar numa linha de traçado tão suave que nossos pneus gastaram muito menos do que os de nosso companheiro de equipe, Sébastien Ogier. A ação de Kimi atrás do volante era sem expressão, mas extremamente eficiente: quando ele freia, ele freia uma vez e aceleramos, ele imediatamente pisa no pedal. Ele não faz nada em vão. Nos testes, era fácil ver que Kimi pilotou no asfalto a vida toda: os pneus não ficam aquecidos e gastam tão normalmente como com pilotos de rali no asfalto.

Então, a rota do Rali da Bulgária é nova para todo mundo. Possivelmente será mais fácil de fazer as notas de ritmo, já que em estradas de asfalto geralmente não tem aqueles cumes após os quais a estrada assume alguma direção. As estradas de asfalto são normalmente mais lógicas em sua natureza que as estradas de cascalho: você pode normalmente sempre ver pelo carro o que está por vir.

Nos testes no asfalto, ficou claro da pilotagem de Kimi que ele não tem mais que pensar sobre os básicos do rali, porque no asfalto, as coisas vieram direto para ele. Portanto, há uma variável a menos para Kimi, comparado ao asfalto. Nos sentimos confiantes indo para esta corrida.

O Rali da Bulgária começa na sexta de manhã às 9h e termina às 14h no domingo. O centro do rali é a cidade de Borovets, que fica 100 km ao sul da capital Sofia. O estacionamento de serviços da corrida fica a 25 km de Borovets, no aeroporto de Dolna Banya. Há 14 estágios especiais no rali, em comprimento total de 354,10km. Todos os estágios especiais são cobertos por asfalto: alguns deles têm uma forma melhor na superfície, alguns pior.

Vamos esperar que ainda haja um clima de férias na Finlândia daqui a uma semana. Volto a falar com vocês então.

Kaitsu

Fonte: Kolmeks.fi
Agradecimento: Dracaena
Tradução: Fran

Sem comentários: