4 de julho de 2010

Prévia do Rali da Bulgária (9-11 de julho de 2010)

A segunda parte do Campeonato Mundial de Rali da FIA 2010 começa com o Rali da Bulgária. Em sua estreia no Campeonato Mundial, o país balcânico hospeda as equipes na cidade de Borovets, o mais antigo resort de esqui na Bulgária. Sébastien Ogier / Julien Ingrassia e Kimi Räikkönen / Kaj Lindström vão defender as cores da Equipe Citroën Junior no evento.

Dos sete ralis que ainda faltam, quatro serão no asfalto. Dois deles serão em território conhecido na Alemanha e na Espanha, enquanto os outros dois são eventos completamente novos na Bulgária e na Alsácia.

Para se preparar para a segunda metade da temporada, quando a maior parte dos ralis serão no asfalto, a equipe Citroën Junior tem testado na França e também participou do Rali della Lanterna, na Itália. "Isto permitiu que nossos pilotos permanecessem bem para levar a melhor condição possível para a segunda metade da temporada," explicou o chefe da equipe Benoît Nogier. "Temos trabalhado em como conseguir tirar o máximo de performance dos novos pneus da Pirelli. Esta experiência será muito útil para os ralis futuros."

Como as estradas serão novas para todos os competidores do WRC, as equipes da Citroën Junior Team vão sofrer menos por sua falta de experiência em relação à comparação com as outras equipes. "É o primeiro rali de asfalto da temporada," adicionou Nogier. "Não será necessariamente a superfície na qual seremos mais confortáveis. Como tem sido o caso desde o início do ano, nosso objetivo é simplesmente ganhar o máximo de experiência possível nos próximos ralis. Esta será a palavra de ordem para Sébastien e Kimi."

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, os vencedores do recente Rali de Portugal, continuaram sua série de vitórias no Rali della Lanterna. "Foi algo diferente, mas tudo é bom para a confiança," disse Ogier, que é atualmente o segundo na classificação do Mundial. "O Rali da Bulgária será novo para todos, então temos menos desvantagem apesar de ainda nos faltar experiência. Pelo que sabemos, as estradas serão rápidas e fluem bastante, com muita vegetação ao lado dos estágios. Muitas curvas estarão escondidas então será extremamente importante ter boas notas de ritmo."

Ogier continua: "A segunda metade da temporada pode não ser tão fácil para nós. O objetivo para este primeiro rali de asfalto será fazer progresso e chegar mais próximo dos pilotos de ponta, novamente, esperando que possamos desafiá-los pelo pódio."

O melhor resultado de Kimi Räikkönen e Kaj Lindström até agora foi o quinto lugar na Turquia, e agora eles vão descobrir uma nova superfície. "Agora nós começamos um novo capítulo," disse o campeão mundial de F1.

"Após a neve e o cascalho, aqui estamos no asfalto. É algo pelo qual eu estou muito ansioso. Tive realmente uma boa sensação durante os testes e espero que possa mostrar isto nas estradas da Bulgária."

Três perguntas a... Kimi Räikkönen

Como você se deu com o Citroën C4 WRC no asfalto até agora?

"Eu estava ansioso para pilotar no asfalto desde o início da temporada. Desde os primeiros quilômetros nos testes eu tive uma boa sensação com o carro. Esta sensação foi confirmada quando participamos de um rali na Itália que eu curti muito. Mesmo que tenhamos perdido a vitória no último estágio especial, só poderíamos estar contentes com nossa performance. A equipe toda nos ajudou muito em nossa estreia no asfalto. A experiência que eu tenho acumulado desde o início da temporada está começando a render."

Estar no asfalto é uma vantagem para você?

"Mesmo que eu tenha passado diversas temporadas na Fórmula 1, o asfalto que você encontra nos circuitos não dá para ser comparado ao que vamos encontrar no rali. A Fórmula 1 e o rali são duas disciplinas completamente diferentes. No WRC, estaremos competindo em diversos ralis de asfaltos diferentes com características muito diversas. Não podemos comparar o Rali da Bulgária com o Rali da Catalunha, ou com as estradas da Alemanha e da França. Em apenas um estágio você pode ir de estradas largas e que fluem para seções estreitas e acidentadas. Os níveis de aderência mudam de uma curva para a outra também. É também vital ter uma boa sensação com seu co-piloto e as notas de ritmo, e também ser capaz de tirar o melhor de um carro bem balanceado."

O que você espera do Rali da Bulgária?

"Certamente vai ser um tipo de corrida muito diferente, e esta é uma das coisas que eu mais gosto do rali. O lado ruim disto é que o rali é um esporte muito difícil para qualquer pessoa nova. O primeiro rali de asfalto da temporada será uma parte muito importante de meu processo de aprendizado no WRC. Eu percebi que é vital que você aprenda aos poucos conforme vai indo e não tente correr antes de caminhar. Meu objetivo é chegar ao final e entender completamente meu Citroën C4 WRC. Vamos ver onde ficamos no final do primeiro dia e então tentaremos diminuir a distância para nossos rivais."

Fonte: Red Bull
Tradução: Fran

Sem comentários: