11 de julho de 2010

Kimi fica logo fora do top 10 na Bulgária

Kimi Räikkönen, o destemido Homem de Gelo da Red Bull e campeão mundial de Fórmula 1 de 2007, deve a maior parte de seu sucesso a um certo Edgar Purnell Hooley. De muitas formas, esta personalidade importante deve ser considerada o padrinho do automobilismo.

Hooley estava caminhando ao lado da estrada um dia em 1901, quando viu um derramamento de piche no chão. Alguém havia colocado um pouco de cascalho por cima para que as pessoas pudessem cruzar a poça sem sujar os sapatos. O resultado foi uma superfície notavelmente forte, consistente e sem poeira. Hooley a patenteou no ano seguinte, com o nome de asfalto.

Sem ele, não haveriam circuitos de corrida. As estradas seriam feitas de cascalho solto. E certamente não haveriam ralis de asfalto. A Bulgária foi o primeiro de quatro eventos de asfalto do Campeonato Mundial de Rali deste ano, e também foi a primeira vez que Kimi participou de um rali WRC num carro WRC.

Os resultados foram surpreendentes. Em seu primeiro dia de competição, o Iceman estava brigando com os pilotos da ponta. Até o estágio final do dia de abertura, ele era o quarto no geral após marcar consistentemente tempos no top cinco contra competidores vastamente mais experientes.

E então houve uma pequena indiscrição após Kimi ir rápido demais numa curva para a direita no SS4, Belmeken Lake. Felizmente, os danos foram só cosméticos, e graças a um ótimo trabalho feito pelos mecânicos da equipe Citroën Junio, Kimi pôde relargar no segundo dia dentro do sistema de super rali, com uma penalidade de 10 minutos por perder o estágio final do primeiro dia.

A partir daquele ponto, Kimi pôde ganhar mais experiência atrás do voltante de seu Citroën C4 WRC que será vital para os três ralis de asfalto restantes neste ano - cortesia de Sr. Hooley - na Alemanha, França e Espanha.

No final de três duros dias, missão cumprida para Kimi, que terminou em 11º no geral. Mesmo no dia final, ele marcou dois tempos dentro dos cinco melhores, sublinhando seu comprometimento neste que era apenas seu sexto rali WRC.

"Algumas coisas foram boas e ruins, mas no geral foi um bom fim de semana," disse Kimi na chegada em Borovets. "O mais importante foi me acostumar a pilotar um carro de rali no asfalto, que obviamente é uma experiência completamente diferente de pilotar um carro de Fórmula 1. Eu me sinto um pouco mais confortável no asfalto do que no casacalho, mas o rali ainda é um esporte totalmente diferente e temos muito a aprender. Pouco a pouco a sensação está vindo, e na verdade eu gostei muito das estradas aqui na Bulgária: elas fluem e têm um bom ritmo. Agora vamos de volta para o cascalho na Finlândia: será legal competir em casa de novo e também voltar a um rali que eu já conheço um pouco."

O experiente Kaj Lindström, antigo parceiro do tetra campeão de WRC Tommi Makinen, adicionou: "Esta foi certamente nossa melhor performance do ano em termos de velocidade, mas ainda há muito mais para vir. Se não tivéssemos tido o problema na sexta-feira então teríamos sido quartos ou até mesmo terceiros, o que teria sido incrível. Mas o principal não é o resultado; é o processo de aprendizado. Aprendemos muito neste rali, também com as notas de ritmo, e tudo será muito útil para o futuro. Estou me sentindo confiante."

Fonte: Red Bull
Tradução: Fran

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