11 de julho de 2010

FIA confirma mudanças nas regras do safety-car para Silverstone

A FIA divulgou algumas mudanças nas regras do carro de segurança para a etapa de Silverstone para evitar que aconteça incidentes como em Valência

A FIA confirmou neste domingo (11) por meio de comunicado as mudanças nos procedimentos do safety-car para o GP da Inglaterra. A medida foi tomada depois da polêmica etapa de Valência, válida pelo GP da Europa, na qual nove pilotos foram punidos após a corrida por excederem o tempo máximo de uma volta quando o carro de segurança estava na pista.

Uma das mudanças confirmadas diz respeito à entrada do carro de segurança. Ficou decidido que o safety-car só entrará na pista quando o diretor de prova sentir que os pilotos não correrão o risco de serem punidos injustamente. “A avaliação vai ser feita para determinar quando o safety-car deve ir à pista, a fim de tentar garantir que os pilotos não sejam desnecessariamente desfavorecidos. Em todos os casos, vamos tentar alcançar o líder”, disse a federação.

A FIA deixou claro, no entanto, que o carro de segurança será acionado imediatamente se a situação na corrida assim exigir. “Se a situação se revelar inviável por qualquer razão, o safety-car será acionado de imediato entre os carros e o líder.”

A sinalização na saída dos boxes também vai sofrer alterações, para evitar uma repetição do que aconteceu com Michael Schumacher em Valência. O alemão da Mercedes ficou preso nos boxes mesmo havendo um grande espaço na pista atrás do safety-car.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: