13 de julho de 2010

Diretor de prova diz que advertiu Ferrari três vezes

Whiting revela que pediu a time para Alonso dar posição a Kubica antes de puni-lo

Charlie Whiting, diretor de prova no GP de Silverstone, realizado no último final de semana, disse que alertou a Ferrari para que Fernando Alonso cedesse sua posição a Robert Kubica por três vezes antes de puni-lo com um drive-through.

Na ocasião, o espanhol ultrapassou o polonês por fora da pista, o que não é permitido. Após sofrer a punição, ele e a Ferrari reclamaram dizendo que isso "arruinou seu final de semana", já que ele terminou em 14º.

"Dissemos à Ferrari por três vezes que Alonso deveria devolver a posição a Kubica", disse Whiting à publicação "Autosprint". "Dissemos isso a eles imediatamente após a ultrapassagem."

"Pelo rádio, sugeri que eles trocassem de posição para que não precisássemos intervir", completou. "Mas eles não o fizeram e, no terceiro aviso, disseram que Kubica estava muito distante para trocar de posição.

"O dirigente ainda se defendeu das acusações de que demorou muito tempo para tomar a decisão de penalizar Alonso: "Para nós o fato era claro, imediatamente. Alonso ganhou vantagem cortando o traçado.

"Segundo Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, Alonso não foi orientado a dar de volta a posição porque, na visão deles, o espanhol não tinha obtido vantagem.

"Ele tentou ser agressivo e ultrapassar e nós reclamamos quando eles não ultrapassam e não são agressivos. Então, nesse estágio, sentimos que tinha sido normal."

Fonte: Tazio

Sem comentários: