28 de junho de 2010

A F1 precisa de Kimi, diz Whitmarsh



O chefe do grupo das equipes de F1, Martin Whitmarsh, disse que o campeão mundial de 2007 Kimi Räikkönen deveria estar na Fórmula 1.

O chefe da FOTA e da equipe McLaren deu a declaração no momento que as chances de um retorno para o finlandês, que compete no rali este ano, parecem estar sumindo para 2011.

A AUTOSPORT entende que Räikkönen só voltaria se houvesse uma vaga competitiva disponível para ele. Com a Red Bull, a McLaren, a Ferrari e a Mercedes todas prontas para permanecer com suas atuais duplas, é provável que somente a Renault, que está praticamente certa que vai reter Robert Kubica em 2011, poderia ser de seu interesse.

Whitmarsh chegou próximo de assinar com Räikkönen para 2010 antes de chamar o atual campeão Jenson Button, mas está certo de que Räikkönen seria um empurrão para a F1.

"A Fórmula 1 estaria mais rica tendo Kimi," Whitmarsh disse à AUTOSPORT. "Ele é um piloto muito talentoso e um piloto muito inteligente, algo que as pessoas subestimam porque ele não era o mais comunicativo com a mídia às vezes.

"Ele é um dos pilotos mais empolgantes do mundo, e francamente, ele deveria estar na F1.

"Eu nunca escondi minha admiração por ele - este é um dos motivos pelo qual no ano passado estávamos conversando com ele e com seus agentes. Se eu pudesse sacudir uma varinha mágica para fazer o grid da F1, com certeza incluiria Kimi."

Räikkönen está atualmente competindo no Campeonato Mundial de Rali pela equipe Citroën Junior. Ele está em 10º nos pontos após uma melhor colocação de quinto, apos uma campanha na qual ele tem misturado flashes de velocidade com alguns erros. Ele tem dito repetidamente que não descartou um retorno à F1 e que ele ainda tem que tomar uma decisão final.

Whitmarsh não tem certeza se Räikkönen está ativamente buscando um retorno à F1, mas ele espera que o finlandês tomará suas próprias decisões em relação a seu futuro no rali.

"Talvez ele esteja gostando do rali, mas é uma disciplina diferente," disse Whitmarsh. "Eu não ouvi nada sobre ele fazer um retorno à F1 e talvez ele esteja tendo a melhor época de sua vida no rali. Ele tem que tomar as decisões que sejam melhores para ele e para sua vida."

Räikkönen venceu 18 grandes prêmios durante sua carreira de F1, durante a qual ele pilotou pela Sauber, McLaren e Ferrari.

--

Para mim, na universidade, foi o momento onde eu vi que o subjuntivo está sempre ao nosso redor: para colegas mais bem dotados matematicamente, era aparentemente perceber que cálculo diferencial é, na essência, bastante simples. O que quero dizer é que todos nós temos estes momentos Zen iluminadores quando percebemos que algo que você teve tanta dificuldade por tanto tempo é, na verdade, perfeitamente compreensível. É só uma questão de acessar a lógica.

A não ser que você seja o Inspetor Morsa, estes momentos não acontecem com tanta frequência - mas quando acontecem, eles mudam sua vida.

Esperamos que isto esteja por acontecer com Kimi Räikkönen. De repente, tudo parece fazer sentido. Coloque o carro de rali no asfalto e tudo se encaixa. No Rali della Lanterna, um evento pequeno de treino na Itália, ele esteve à frente de Sébastien Ogier. Agora, nos testes de asfalto na França, o Homem de Gelo o fez de novo.

É claro, testes são uma coisa, competições, outra. É fácil terminar um teste convencido que você foi perfeito, para mais tarde não entender por quê todo mundo está desaparecendo na distância durante o rali uma semana mais tarde. Mas em Ogier, Kimi tem uma comparação que vai mantê-lo muito próximo da realidade.

O grande Sir Stirling Moss, geralmente um homem dado às lacônicas declarações de pouco caso, disse uma vez: "Muito francamente, Kimi Räikkönen é o piloto mais rápido do mundo."

Muito em breve, veremos se ele estava certo.

Fonte: Revista Autosport
Agradecimento: miezicat
Tradução: Fran

2 comentários:

silf1 disse...

claro que la f1 necesita a kimi, pero para que vaya a estar en un deporte donde manipulan las carreras es mejor qeu se quede en rallies, yo lo quiero tanto que prfiero no verlo que sufriendo en la f1.

Fran disse...

gracias por tu comentario silf1! :)
yo pienso que ademas, kimi necesita de un buen coche para que pueda competir por vitorias...