23 de junho de 2010

F-1 volta a adotar a regra dos 107% a partir de 2011

Entidade divulga em comunicado que carros lentos demais não poderão correr

Em um comunicado oficial a FIA divulgou nesta quarta-feira que a regra dos 107% retornará à F-1 na temporada de 2011, durante os treinos classificatórios.

O regulamento, primeiramente introduzido em 1996, impedia que os carros iniciem uma corrida se estiverem muito mais lentos que os líderes. Em 2002, ele foi abolido com a implantação da classificação por meio de uma volta única no Q3.

"Para 2011, qualquer piloto que a melhor volta exceder o 107% do mais rápido no Q1 não terá permissão para correr", informou o comunicado.

"Apenas sob circunstâncias excepcionais, no entanto, os comissários podem permitir o carro de começar a corrida e eles determinarão a ordem do grid."

Além disso, o Conselho da FIA pretende acabar com os carros lentos durante os treinos classificatórios, o que arruína a tomada de tempos dos mais velozes. Para 2011, um máximo de tempo deve ser instituído.


"Qualquer carro que esteja lento demais ou que seja perigoso aos demais pilotos será reportado aos comissários. O tempo-limite de permanência será determinado pelo diretor da corrida em cada evento, antes do primeiro dia de treino, mas pode ser alterado, se necessário."

Fonte: Tazio

Sem comentários: