30 de junho de 2010

Equipes da F-1 querem reduzir emissão de carbono em 12,4% em 3 anos

As equipes da Fórmula 1 se reuniram nesta quarta-feira para tentar reduzir a emissão de carbono em 12,4% nos próximos três anos. A FOTA (Associação de Equipas de Fórmula 1) disse que a eficiência do combustível manteve-se uma prioridade, mesmo se os testes e as corridas de automóveis representam uma pequena proporção das emissões de carbono total, apesar de ter uma imagem de poluidora.

"Construir o que já conseguimos, e extrapolar o que está sendo planejado, nós antecipamos que em 2012 a Formula 1 reduzirá as suas emissões de carbono em 12,4% em comparação com 2009", disse em um comunicado Martin Whitmarsh, presidente da FOTA.

"A FOTA comprometeu-se a continuar o programa", acrescentou o diretor da equipe McLaren. "Além disso, FIA e FOTA estão trabalhando em conjunto para adaptar até 2013 as normas técnicas para garantir que todos os motores e propulsores utilizados na Fórmula 1 irão fornecer uma plataforma para o desenvolvimento contínuo de tecnologias concebidas para aumentar a eficiência de combustível.”

O atual motor V8 de 2,4 litros queima cerca de 160 kgs de combustível por corrida, em média. O esporte está empenhado em transformar a sua imagem com uma tecnologia mais ecológica, tais como sistemas de recuperação de energia cinética.

Análise encomendada pela FOTA, realizada pela organização de pesquisa ambiental Trucost, mostrou que a maioria das emissões de gases das equipes com efeito estufa surgi pela produção e fornecimento de matérias-primas e peças.

Fonte: Uol Esportes

Sem comentários: