30 de junho de 2010

FIA e times analisarão episódios de SC na Inglaterra

GP da Europa teve diversos casos na hora em que carro foi para a pista

A série de polêmicas no GP de Valência, principalmente o episódio envolvendo Lewis Hamilton e o safety car, será discutida entre as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no GP da Inglaterra.

O encontro será realizado na quarta-feira, dois dias antes do início das atividades no renovado circuito de Silverstone, de acordo com a revista alemã "Auto Motor und Sport".

"Existem muitas questões sem respostas que podem ser interpretadas de várias maneiras", afirmou Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes, que também se sentiu prejudicado no momento em que Michael Schumacher fez seu pit stop no momento em que o carro de segurança foi acionado, mas, na hora de voltar para a pista, se deparou com os boxes fechados. "Houve uma luz verde por um momento e, do nada, ela ficou vermelha novamente. Acreditamos que isso não é o certo", reclamou o heptacampeão, que terminou a corrida com o pior resultado da carreira, um 15° lugar.

Quem também busca esclarecimentos é a Renault, que viu seus dois pilotos receberem uma punição de cinco segundos no tempo final de volta por terem descumprido o tempo limite de volta com o safety car na pista. "Vitaly chegou muito rápido nos boxes e aceitamos sua punição, mas é difícil de entender a punição a Kubica", reclamou Alam Permane, engenheiro-chefe da Renault.

Além de Petrov e Kubica, outros punidos foram Jenson Button (McLaren), Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg (Williams), Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi (Force India), Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Pedro de la Rosa (Sauber). "Para ser honesto, acho que a punição de cinco segundos foi um pouco ridícula. Em minha opinião, eles deviam dar 20 segundos ou nada. Os comissários precisam ser mais consistentes", reclamou Liuzzi.

No entanto, a decisão de uma reunião animou um dos que mais reclamou ao fim da prova: Fernando Alonso. "Fiquei contente em ouvir que a FIA reagiu logo e chamou um encontro do Grupo de Trabalho. Estou confiante, até certo, de que todos os pontos de discussão serão esclarecidos em grande forma", disse o espanhol da Ferrari, que chegou a classificar o GP da Europa como "manipulado", após Lewis Hamilton ultrapassar o safety car e fazer seu pit stop antes da maioria dos que estava atrás e ficou presa atrás do carro.

Fonte: Tazio

Sem comentários: