28 de junho de 2010

COMO UM TAGARELA: Kimi Räikkönen é um prisioneiro de sua própria reputação

Distante, gelado e desinteressado, ou engraçado, descontraído e social?

Um pouco distante, talvez, mas de forma alguma frio.

Definitivamente engraçado e comunicativo.

Após diversas ligações, a personalidade de Kimi Räikkönen começa a se formar.

Tivemos uma incomum e verdadeira imagem de Kimi Räikkönen no último comercial da DNA, onde um homem usando um moletom com capuz ri de si mesmo, sorri muito - e fala só depois que a coletiva acaba.

Ele realmente fala pelos cotovelos.

- A imagem da mídia não está certa no caso dele. Ele não é mesmo um cara calado, assegura o co-piloto de Kimi, Kaj Lindström.

Calmo

De acordo com os amigos, Räikkönen é feliz e descontraído, mas também deliberativo. Quando ele era mais jovem, talvez houvesse mais brincadeiras, mas hoje em dia o homem tem a cabeça no lugar.

- No grupo de amigos, alguns são mais barulhentos, mas Kimi também fala o tempo todo e conta histórias, diz um amigo de Räikkönen.

Parece com Räikkönen na TV?

Não, não parece.

A reputação é formada através das coisas criadas pelos repórteres. Após se transferir para o rali, a imagem de mídia de Kimi foi suavizada. O agente, Steve Robertson, lembra que Räikkönen sempre foi ele mesmo, o tempo todo.

- Não vejo porque ele seria diferente no rali. Na Fórmula 1, vocês, repórteres, não têm acesso a lugares onde vocês são permitidos de irem no rali. Eles têm mais tempo para vocês aqui. Na F1 é só algumas perguntas ou cinco minutos.

Dois mundos

- Há dois mundos diferentes. Aqueles que o conhecem falam sobre um Kimi completamente diferente do que aqueles que não o conhecem, diz Heikki Kulta, do Turun Sanomat.

- Você tem uma imagem dele totalmente diferente através da midia, ou você poderia dizer que você consegue diversas imagens diferentes dele. Ele se concentra na pilotagem e se desliga tão completamente de outras coisas que ele parece frio e distante, diz Kikka Kuosmanen, que cuidava dos arranjos de Kimi de seus anos de juventude até o ano passado.

O próprio Räikkönen admite que você deve ter cuidado quando há repórteres e outras pessoas em seu redor.

- Você geralmente vê por que cada um deles está aqui. Contudo, nunca me preocupei muito com isso. É claro que há coisas que não vão do jeito que deveriam, mas isto acontece com todo mundo. Alguém sempre pode escrever um artigo ruim se eles quiserem, diz Räikkönen ao Iltalehti.

Um menino tímido de Espoo

Ao longo dos anos, Räikkönen mudou, é claro. No fundo ainda há o mesmo jovem que subiu sensacionalmente à Sauber como um piloto de F1 em 2001 após apenas uma temporada na Fórmula Renault - e que se empolga com praticamente todos os esportes e engenhocas a motor.

- Ele mudou, é claro. Ele não é mais o tímido garoto que corria dos repórteres. Ele tinha muita pressão já em sua primeira corrida de F1. Quando ele conseguiu um bom resultado nela, ele claramente se deixou levar mais, diz Kulta.

Anette Latva-Piikkilä, que competia com Räikkönen e hoje em dia trabalha como correspondente do rali para a MTV3, concorda com Kulta.

- Quando Kimi se transferiu para a F1, ele ganhou muito mais confiança. O menininho tímido ficou de lado e foi substituído por um confiante piloto de corridas. Se transferir para o rali trouxe sua verdadeira personalidade mais à tona. Ele é um homem engraçado e sociável, e quase sempre de bom humor, diz Latva-Piikkilä.

- O tempo deixou algumas marcas. Não mudou o principal. O esporte só mudou um pouco, Räikkönen diz caracterizando seu crescimento.

JUSSI OJALA

Fonte: Iltalehti
Agradecimento: Leijona
Tradução: Fran

Sem comentários: