13 de junho de 2010

McLaren faz dobradinha e Hamilton vira o novo líder

Equipe se recupera de estrategia errada no início e vence com autoridade

Em uma prova marcada pela baixa resistência dos pneus, o que provocou muitas disputas e emoções, Lewis Hamilton liderou a segunda dobradinha consecutiva da McLaren, desta vez no GP do Canadá.

Largando da pole, Hamilton sofreu com os pneus macios no início e parou logo de cara, dando a ponta para a Red Bull. No entanto, o MP4-25 se mostrou muito superior aos rivais e, mesmo com algumas trocas de posições com a Ferrari de Fernando Alonso, o inglês não teve dificuldades para vencer no fim.

A segunda posição ficou com o outro McLaren, de Jenson Button, que tirou vantagem do melhor equipamento e chegou a fazer uma bela ultrapassagem em Alonso, que teve de amargar a terceira posição, à frente dos dois Red Bull, com Sebastian Vettel à frente de Mark Webber.

Nico Rosberg completou os seis primeiros com a Mercedes, com Robert Kubica (Renault), Sebastien Buemi (em uma ótima prova com a Toro Rosso, chegando a liderar), Vitantonio Liuzzi (Force India) e Adrian Sutil (Force India) fechando a relação dos pilotos que levaram pontos para casa, tirando Michael Schumacher (Mercedes) da zona de pontuação na volta final.

Já os brasileiros tiveram desempenhos discretíssimos: o melhor foi Rubens Barrichello, que teve de fazer uma parada extra para trocar o bico e foi 14º com a Williams. Logo atrás apareceu Felipe Massa, que se enroscou com Liuzzi no início e tocou Schumacher no fim, parando duas vezes a mais. Lucas di Grassi foi 19º e último, com Bruno Senna abandonando.

A corrida em detalhes

Na largada, Liuzzi não deu espaço para Massa e ambos foram se tocando até o momento em que um ficou livre do outro. Como resultado, os dois se despedaçaram e despencaram no grid. A Sauber foi outra azarada: tanto De la Rosa quanto Kobayashi perderam o bico em toques no decorrer da volta.

Lá na frente, Hamilton manteve a ponta e foi escoltado por Vettel, que bloqueou Alonso antes da primeira curva. Saindo de sétimo, Webber lucrou com as posições de Massa e Liuzzi e passou a pressionar Button, o quarto, até passar na quarta volta para colocar pneus duros.

Sofrendo com os pneus macios, Rosberg e Trulli anteciparam suas paradas e passaram a traçar uma outra estrategia. A mesma coisa aconteceu com o líder Hamilton, Alonso e Button, três dos quatro primeiros colocados. Nessas, o espanhol tomou a posição do inglês nos boxes.

Com as paradas antecipadas, Vettel e Webber assumiram a ponta, com Schumacher e Buemi aparecendo na sequência. Alonso, Hamilton e Button apareciam bem atrás, a 14 segundos da liderança. No entanto, nem os pneus duros estavam resistindo, com Schumi parando após 12 voltas.

Isso ficou provado na 14º passagem, com Webber realizando seu pit stop. Vettel fez o mesmo na volta seguinte, dando uma liderança improvável para Buemi. Neste tempo, Schumacher e Kubica se enroscavam e o heptacampeão levou a pior, tendo de fazer a segunda parada forçada.

Na 15ª volta, Buemi, Alonso e Hamilton estava separados por menos de dois decimos, com Hamilton passando Alonso por fora na chicane, quando o espanhol se atrapalhava para passar Buemi, que entrou nos boxes ao fim desta volta. Na manobra, Hamilton pulou de terceiro para primeiro.

Com isso, a corrida se tornou uma grande luta contra os pneus. As disputas se esvaíram, mas a tensão era constante, já que ninguém sabia até quando os pneus renderiam. Mas, apesar da falta de ultrapassagens, Hamilton e Alonso andavam colados, e Petrov tomava uma outra punição por ter tirado De La Rosa da pista na largada.

No fim da volta 26, Hamilton se atrapalhou com um retardatário e Alonso partiu para cima, mas o inglês preferiu entrar nos boxes e trocar novamente os pneus, abrindo a segunda janela de pit stops. Com a parada de Alonso, Webber tomou a ponta na volta 28, e por lá ficou por um tempo.

Enquanto Webber sofria com os pneus na volta 39, Hamilton voava e fazia a melhor volta, diminuindo a diferença entre os dois para dez segundos. Alonso, Button e Vettel apareciam bem próximos na sequência.

Com duas estrategias diferentes, a Red Bull arriscava: Webber já estava há 32 voltas na pista e, sem pneus, cedeu a primeira posição para Hamilton na volta 50. Isso forçou o australiano a parar na volta seguinte, deixando Alonso em segundo. Já Massa sofria no pelotão do meio, passando Sutil após duras penas. Em 11°, tentava salvar pelo menos um ponto.

Já a outra Ferrari sofria com as McLaren: Alonso se atrapalhou com um retardatário e viu Button passar voando para ser segundo. E o inglês se concentrava para a batalha final contra Hamilton; uma "guerra" que já foi vista na corrida anterior, em Istambul. Mais atrás, Schumacher e Massa se tocaram pela primeira vez na F-1, o que forçou uma nova parada do brasileiro.

No fim, Liuzzi passou Schumacher e levou Sutil consigo, jogando o alemão para 11°.

Mesmo com a Copa do Mundo rolando, a F-1 volta a se encontrar daqui duas semanas nas ruas de Valência, palco do GP da Europa, que receberá Hamilton como o novo líder com 109 pontos, três a mais que Button. Webber é o terceiro com 103, enquanto Alonso está em quarto, com 94.

Final:
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 70 voltas em 1h33min53s456
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s254
3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 9s214
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 37s817
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 39s291
6°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 56s084
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 57s300
8°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 2 voltas
18°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5 voltas

Não completaram:
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 50/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 43/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 31/abandono
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 14/abandono
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 2/abandono

Melhor volta: Robert Kubica (POL/Renault), 1min16s972 (volta 67)

Fonte: Tazio

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