29 de junho de 2010

Alonso volta atrás e se desculpa por criticar comissários do GP da Europa

Mais calmo, Fernando Alonso pediu desculpas por ter criticado os comissários do GP da Europa e dito que a corrida, vencida por Sebastian Vettel, havia sido manipulada

Fernando Alonso pediu desculpas pelas duras acusações de manipulação que fez depois do GP da Europa, vencido por Sebastian Vettel. O espanhol criticou a atitude da direção de prova, que demorou muito para punir Lewis Hamilton por conta de uma ultrapassagem sobre o safety-car sob bandeira amarela fato que acabou não interferindo na corrida do inglês. Alonso, por sua vez, ficou indignado por ter cumprido as regras e ter sido apenas o nono, enquanto Hamilton ficou em segundo.

Alonso reconheceu que agiu no calor da situação, frisando que ficou muito frustrado por ver Hamilton descumprir as regras e, mesmo assim, conseguir chegar em segundo. “Estou muito mais calmo do que nos momentos logo após a corrida. Na ocasião, eu reagi emocionalmente, e é muito fácil adotar um tom e dizer coisas que podem ser interpretadas de forma errada, dando lugar a suspeitas, que é algo que eu não tinha a intenção de fazer”, discursou Alonso em sua coluna no site oficial da Ferrari nesta terça-feira (29).

"Claro, eu entendo que os comissários têm um trabalho difícil para executar e têm de tomar decisões que não são fáceis. O que eu quis dizer foi que os pilotos como nós, que respeitam o regulamento, infelizmente, nesse caso, sofreram muito mais do que aqueles que quebraram as regras, embora tenham recebido uma punição. E eu não estou me referindo a nenhum piloto em especial: é uma questão geral, e acho que devemos falar sobre isso de uma maneira calma, para garantir que coisas como esta não aconteçam novamente", continuou o bicampeão.

Vale lembrar que Alonso atacou principalmente Hamilton na polêmica do safety-car. “Ele ultrapassou o carro médico em bandeira amarela. Estávamos a um metro um do outro, e ele terminou em segundo, enquanto eu acabei em nono. Aqui, quando se faz a coisa certa, respeitando as regras, você termina em nono. Se não há respeito, completa em segundo. Infelizmente, tudo correu contra nós, e parece que eles estão permitindo tudo”, disse o asturiano na época.

Alonso falou ainda que ficou feliz por saber que a FIA vai discutir o caso em reunião com o Grupo Esportivo de Trabalho. Especulou-se que a federação fosse aplicar uma punição à Ferrari e ao piloto por causa das acusações, mas o pedido de desculpas de Alonso deve encerrar o caso.

Embora tenha perdido pontos importantes em Valência, Fernando mantém o otimismo para as próximas etapas do Mundial. “As atualizações que trouxemos para a Espanha nos ajudaram a dar um passo à frente. Estou satisfeito com isso, mas também ciente de que devemos manter o progresso com o desenvolvimento da F10. Precisamos de um carro capaz de lutar pela pole e que nos dê uma vantagem sobre os nossos adversários. Estamos 29 pontos atrás do líder, e isso significa que, nas próximas dez corridas, temos que marcar pelo menos 30 pontos a mais do que o líder do campeonato”, finalizou.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: