27 de junho de 2010

Seiska: Kimi já vive na Suíça há 10 anos

AQUI É MINHA CASA
- Passamos anos procurando um terreno não construído até que encontramos a Villa Butterfly, completamente pronta para nos mudar, Kimi Räikkönen começa.

Que vergonha! O repórter da Seiska chegou atrasado para a entrevisa por causa de um problema nos freios do avião e por causa de bagagem extraviada. O campeão da F1 e piloto do WRC Kimi Räikkönen teve que esperar 2 horas e meia para o início da entrevista e teve que ajustar sua já apertada agenda de novo.

- Sem problemas, as coisas acontecem, Kimi confortou e explicou que por causa de obstáculos como estes ele frequentemente recorre ao aluguel de aviões particulares. - Eu geralmente faço minhas viagens pelo centro da Europa de carro. A noite passada eu aluguei este Ford da Áustria, onde tive um programa de TV e dirigi 500km até em casa. Amanhã, eu vou fazer uma viagem de 400km com meu co-piloto Kaj e meus amigos a Genova, onde vou tentar pilotar no asfalto pela primeira vez, Kimi contou enquanto mostrava o belo cenário de seu país que ele chama de casa.

Exilado durante toda sua vida adulta

Kimi, que celebrou seu 30º aniversário no último outono, se mudou da Finlândia antes mesmo de fazer 18.

Primeiro ele morou na Holanda, depois por 1 ano e meio na Inglaterra. Contudo, ele terminou o serviço militar em seu país natal, onde ele ainda tem alguns apartamentos.

Ele reside permanentemente na Suíça há mais de dez anos, e não pretende se mudar. Ele visita a Finlândia algumas vezes por ano para ver seus amigos e família.

- É bom visitar a Finlândia, mas não há coisas suficientes lá para me fazer ficar e morar lá, disse o velocista.

Aqui não se ouve karaokê!

Kimi mora a 30km de Zürich, na vila de Baar, para onde se mudou com sua esposa Jenni há um ano, vindo de Wollerau.

- Passamos uns 5 anos procurando um terreno onde poderíamos construir nossa própria casa. Então encontramos a Villa Butterfly (Vila Borboleta), que estava pronta para nos mudarmos e já tinha também um nome.

A bela e estilosa casa mobiliada se situa numa colina numa pequena vila, com uma vista impressionante para o Lago Zug, com os Alpes ao fundo. O cenário da sala de estar é um trabalho de arte, não importa como está o clima.

- Apesar de haver uma curta distância para os clubes em Zürich, eu não os visito com frequência. Eu gosto mais de passear pelos cafés e bares das pequenas cidades da Suíça. Não encontrei nenhum lugar com karaokê por aqui, ri Kimi.

MEUS AMIGOS PEGAM MINHA CASA EMPRESTADA!

Muitas pessoas imaginam a Suíça como o organizado paraíso de pessoas felizes e ricas. Kimi diz que ainda assim, o país tem muitos problemas, incluindo a política de habitação.

- Você pode ter sua própria casa, mas o terreno onde fica sua casa pertence quase sempre ao governo!

As taxas de suicídio confundem Kimi.

- Em Zürich, também há um problema muito grave de drogas. Eu também fiquei surpreso ao ler há algum tempo que os suíços se suicidam quase tanto quanto os finlandeses, Kimi reflete.

As estatísticas da WHO de 2008 dizem que a Suíça subiu ao 17º país com maior taxa de suicídios após a troca de milênio, enquanto a Finlândia caiu à 14ª posição. Na Suíça, a maior parte dos suicídios são cometidas por pessoas mais velhas.

Três cachorros como companhia

Na garagem de Kimi, a atenção se fixa às duas belezas que ficam uma do lado da outra parecendo abandonadas. A Iceman I e a Iceman II são motos customizadas pelo Walz Hardcore Cycles, da Alemanha, as quais Kimi comprou há alguns anos e pilota às vezes quando vai às corridas no centro da Europa. As motos também foram atração no American Car Show de Helsinki.

- Não tenho usado as motos ultimamente pois é chato pilotar sozinho, não importa o quão interessante sejam as estradas, Kimi confessou.

Apesar de Kimi não ter companhia para pilotar, ele não sofre de solidão. As portas da Villa Butterfly estão abertas para os amigos, que voluntariamente viajam para acompanha-lo em diferentes eventos de corrida.

Kimi também dá as chaves de sua casa abertamente para seus amigos que querem tirar umas férias, por exemplo, em sua villa em Phuket.

- Só fui lá uma vez. Eu provavelmente deveria viajar à Tailândia de novo, mas não é um calor bastante desconfortável lá agora?

Kimi e Jenni também têm três cachorros como companhia, um pastor alemão chamado Ajax e os Jack Russell terriers Peppi e Reiska, que viajam facilmente entre os dois países-lar.

HÁ FRATURAS EM MINHA COLUNA!

A primeira temporada de Kimi no rali tem sido bastante promissora e ficará na história do esporte, já que Räikkönen é apenas o segundo piloto de F1 na história que também alcançou pontos no WRC. O homem diz que ele gosta de estar na Red Bull por causa da atmosfera profissional e descontraída da equipe..

Não sigo a F1 ativamente

Kimi minimiza suas conquistas no rali, ao contrário das pessoas que conhecem o mundo do rali, que dizem que Räikkönen é um talento excepcional por trás de qualquer volante.

Kimi não tem seguido ativamente as corridas de F1, assim como muitos outros finlandeses, após o Iceman sair de cena.

- Apesar de ter estado em Mônaco durante a corrida, eu só assisti aos acontecimentos pela TV. Não fui ao paddock nem uma vez.

É claro que Kimi tem seus favoritos na F1.

- Quero que a Red Bull vença e seria ótimo se Sebastian Vettel se tornasse campeão do mundo, Kimi torce por seu amigo que era o quinto após o GP do Canadá.

Hérnia de disco é um incômodo para Kimi

O começo da temporada de Kimi foi dolorido, após uma antiga hérnia de disco voltou a incomodar.

- Há algumas mini-fraturas em minhas vértebras. Elas originaram de meus vários acidentes durante os dez anos.

Felizmente, Kimi conseguiu passar por um novo tipo de tratamento a laser em Strasbourg, na França. Ele não foi operado, mas o líquido que havia se concentrado na distensão foi sugado com uma agulha, que afrouxou a pressão nos nervos.

- Terei que passar por uma operação de 2 horas mais uma vez e após isto eu terei que descansar por mais umas duas semanas.

PERDI MINHA CARTEIRA DE MOTORISTA!

Kimi mantém sua força muscular diariamente. Há uma academia bem equipada em sua casa na Suíça. Ele também gosta de pilotar diferentes tipos de veículos aquáticos.

As pessoas que conhecem Kimi já disseram muitas vezes que se ele não tivesse escolhido o automobilismo, ele teria sido um bom jogador de hóquei.

Hóquei no gelo é um esporte muito apreciado por Kimi e ele tem muitos amigos que são astros da NHL.

Um hall de hóquei no gelo na vizinhança

Kimi queria mostrar ao repórter o grande orgulho de sua região, o rink de gelo do EV Zug, que será aberto ao público em agosto. O técnico assistente é Waltter Immonen e há muitos outros finlandeses no gelo.

- Logo eu poderei jogar hóquei no gelo aqui com meus velhos amigos!

À Finlândia em julho

O campeão mundial ziguezagueia pelo tráfego suíço calma e seguramente - ocasionalmente ele aponta as interessantes mudanças de pista de outros motoristas, como os finlandeses normalmente o fazem. Só o estacionamento paralelo que fica a centímetros das placas do carro fazem as pessoas no carro comentarem.

- A polícia é muito rígida no trânsito neste país. Os limites de velocidade são os mesmos da Finlândia e os costumes de violação são parecidos também. Se você tiver três multas por excesso de velocidade você perde sua carteira por um mês. Isto já me aconteceu há alguns anos, revela Kimi.

O próximo rali de competição de Kimi é na Bulgária, de 9 a 11 de julho, e na Finlândia, o homem vai pilotar pelas estradas de rali no final de julho. Após esta entrevista, ele conseguiu um fantástico segundo lugar no Rali na Itália.

Fonte: Seiska
Agradecimento: Leijona
Tradução: Fran

Sem comentários: