10 de julho de 2010

Kimi: bateu mas não está fora?


Apesar de um acidente considerável no final estágio do Rali da Bulgária hoje, a equipe Citroën Junior ainda está com esperanças de que Kimi Räikkönen possa reiniciar o segundo dia do rali amanhã.

Räikkönen saiu da pista faltando menos de oito quilômetros para o final do SS4, Belmeken Lake, onde ele havia marcado o quinto tempo mais rápido pela manhã.

Ainda assim, tendo assegurado a quarta colocação atrás de seu companheiro de equipe Sébastien Ogier que também saiu da pista de manhã, Räikkönen partiu com uma estratégia mais agressiva pela tarde. Ele foi o único piloto Citroën a ter optado pelos compostos macios de pneus da Pirelli, apostando que alguma chuva afetaria os últimos dois estágios.

"Acho que é uma boa decisão," ele disse no serviço ao meio-dia. "Tentaremos algo diferente e vamos ver o que acontece."

O campeão mundial de F1 de 2007 correu num ritmo comparativamente conservador pelo penúltimo estágio, marcando o sexto tempo mais rápido, mas ia muito mais forte no estágio final, marcando os dois splits de abertura mais rápidos apesar das condições permanecerem quentes e secas.

Räikkönen então saiu da pista perto do fim do estágio, aterrissando no teto de seu carro. Apesar do acidente ter sido grande o suficiente para acionar as bandeiras amarelas, a Citroën não está abandonando a esperança que o C4 WRC do campeão de grandes prêmios possa ser consertado hoje à noite para que ele possa começar no dia dois do rali, dentro das regras de super rali, com uma penalidade de cinco minutos por estágio perdido.

Isto significaria que Räikkönen relargaria logo fora dos 20 melhores amanhã, mas com todas as possibilidades de marcar pontos de construtores e adquirir experiência adicional.

O chefe da equipe Citroën Junior, Benoît Nogier, comentou: "Vamos olhar o carro quando ele estiver de volta e ver se podemos relargar dentro das regras super rali amanhã. Esta é certamente nossa esperança, mas só poderemos saber disto depois que vermos direito o carro."

Fonte: WRC
Tradução: Fran

Sem comentários: