13 de fevereiro de 2010

WRC: Hirvonen leva vantagem de 16 segundos para o dia final na Suécia; Räikkönen termina o dia em 35º no geral...


O líder da equipe Ford, Mikko Hirvonen, levará uma vantagem de 16,6 segundos para o dia final do Rali da Suécia no domingo. Uma vantagem que seu oponente principal, o piloto da Citroën Sébastien Loeb, reconheceu que será difícil de virar nos cinco estágios restantes.

O segundo dia do rali, no sábado, teve duas passadas idênticas de quatro estágios na região de Varmland, no centro da Suécia, próximo ao Estacionamento de Serviços de Hagsford. Sob céu azul e temperaturas que chegaram aos -22ºC, as equipes percorreram 117,76km de estágios de cascalho cobertos por gelo e neve.

Hirvonen iniciou a competição na liderança no sábado, 6,2 segundos à frente de Loeb, mas após ter algumas dificuldades de manhã, sua vantagem havia sido reduzida a 4,2 segundos até o serviço na metade do percurso. Á tarde, a história foi outra, contudo, quando Hirvonen e Loeb apostaram em pneus novos em momentos diferentes - uma decisão que no final foi melhor para Hirvonen e o recompensou com uma liderança ampliada de 23 segundos após o SS15.

"Ok, foi um dia bom," disse Hirvonen. "Dezesseis segundos não é muito, mas é mais do que tivemos de manhã. Com certeza há estágios longos amanhã e Seb tentará forte, mas vamos ver. Espero que possa mantê-lo atrás. Ser o primeiro na estrada hoje não foi um problema, especialmente na primeira passada é bom estar lá; você pode fazer seu próprio traçado e não há neve ou barrancos, nada."

Loeb terminou bem o dia, conseguindo recuperar 6,4 segundos no estágio final de velocidade, mas o francês ficou bravo com a perda de tempo. "Cometemos um erro idiota hoje com os pneus; a escolha foi totalmente errada," ele disse. "[No SS15] coloquei pneus novos na frente com pneus completamente destruídos atrás e não pude usá-los. Perdi muito tempo em relação a Mikko. Se posso chegar nele? Não sei, mas será muito difícil. Normalmente 16 segundos é uma distância possível de se alcançar, mas quando olhamos para as diferenças de tempo entre a gente hoje dá pra ver que será difícil fazer a diferença."

O companheiro de equipe de Hirvonen, Jari-Matti Latvala continua em terceiro, após um dia misto atrás do volante de seu Ford Focus RS WRC. Ele conseguiu um intervalo de sorte no SS15 quando o homem à sua frente, Dani Sordo, parou brevemente com um motor superaquecido. "Foi um dia ok, mas a manhã foi frustrante porque Dani estava escapando," ele disse. "Pensei que íamos perder a briga, mas esta tarde fizemos algumas alterações no set-up e as coisas funcionaram melhor. Ok, tivemos um pouco de sorte com os problemas de Sordo também. Planejo ficar aqui até o fim. Seria bom começar a temporada com um pódio."

Sordo ficou 54 segundos atrás de Latvala devido a um erro no SS15 quando ele não removeu um painel de fluxo de ar da frente de seu carro e quase fritou seu motor no meio do estágio. "É realmente decepcionante," ele disse. "De qualquer forma, vou tentar terminar da melhor forma possível e conseguir alguns pontos agora. A temporada está só começando com este rali - vamos ver como seremos no México."

O piloto da Citroën Junior Team Sébastien Ogier permaneceu bem acomodado na quinta posição e está satisfeito com seu progresso. "Nosso objetivo era a quinta posição, então se pudermos continuar assim vai ter sido um primeiro Rali da Suécia muito bom para nós." O piloto da Stobart Ford Henning Solberg também permaneceu parado na classificação, permanecendo na sexta posição durante o dia. "Está bom, mas acho que meus pneus estão totalmente carecas agora!" ele disse no final do SS16. "Fiz o meu melhor hoje, mas perdi todos os tachões na Vargasen [SS13] e não sei por quê. Tentaremos algumas mudanças amanhã. Posso melhorar!"

O companheiro de equipe de Henning na Stobart, Matthew Wilson, é o sétimo, após ultrapassar o fival Mads Ostberg no SS13. O britânico vai levar uma vantagem de 13,2 segundos sobre Ostberg no domingo. "Mudamos o carro na hora do almoço e ele parecia completamente novo; queria poder começar o rali de novo!" ele disse. "Foi muito divertido esta tarde, depois do Super Especial não tínhamos mais tachões, escorregamos por tudo. Calculo que possa ficar à frente de Mads agora que o carro está melhor, vamos ver." Ostberg, no entanto, está igualmente determinado em terminar em sétimo. "Tem sido um dia difícil, especialmente em relação aos pneus, mas estou feliz em estar aqui e definitvamente disposto a lutar com Matthew," ele disse.

Depois de perder muito tempo na sexta-feira, Petter Solberg, piloto particular Citroën, permanece em nono, e ficou satisfeito em esquecer outro dia decepcionante. "Talvez eu esteja usando os pneus demais - tenho que pilotar de forma mais esperta e cuidados," ele disse. "Parece um pouco chato mas tudo o que posso dizer é que eu tentei e estou melhorando."

Classificação geral (cheque o WRC.com para todos os tempos de todos os estágios):


Classificação de Kimi no geral:



Fonte: WRC.com

Sem comentários: