Após as condições de inverno do Rali da Suécia, a equipe Citroën Junior agora muda de continente e superfície para contestar a primeira rodada de cascalho da temporada 2010 do Campeonato Mundial de Rali da FIA. Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Kimi Räikkönen/Kaj Lindström vão pilotar os dois Citroën C4 WRCs da equipe.
Tendo aparecido pela primeira vez no WRC em 2004, o evento, que ocorre em León, tem a rota mais concentrada de rali do calendário deste ano. Na verdade, 354,60km de um comprimento de rota total de 884,58km são pilotados competitivamente. Outra peculiaridade do Rali do México é que os competidores vão estar pilotando numa altitude dequase 2800 metros num ponto do dia de abertura (Ortega, SS2 e SS6). A Citroën chega ao evento renovada após três vitórias consecutivas no México, entre 2006 e 2008. Ainda assim, o Rali do México será uma experiência nova para a equipe Junior, que vai para lá pela primeira vez.
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, que terminaram brilhantemente em quinto na abertura do campeonato, no Rali da Suécia, têm algumas boas memórias de sua primeira visita ao México. Em 2008, o Rali do México marcou a estreia da equipe francesa no WRC. Eles conseguiram iniciar sua campanha no Junior WRC com uma vitória de momento.
"Foi um momento de definição de nossa carreira," lembra Sébastien. "Tenho algumas memórias muito felizes do México. Tínhamos muito a aprender, mas no fim pudemos vencer após um rali no qual fomos forçados a atacar para ganhar uma vantagem, mas também moderar nosso ritmo para cuidar do carro. Eu realmente gosto deste rali, os estágios fluem e são progressivos. Os fãs também são especialmente entusiasmados no México!"
Desde sua estreia no WRC dois anos atrás, Sébastien e Julien subiram no pódio no geral (graças ao seu segundo lugar na Grécia no ano passado) e terminaram em oitavo no WRC 2009 de pilotos. Na Suécia, seu quinto lugar os fez bater diversos especialistas escandinavos locais. Então, no México, o objetivo da dupla francesa vai ser pelo menos igualar este resultado. "Começamos bem a temporada, terminando entre os cinco melhores em nossa primeira visita na Suécia," adicionou Sébastien. "Nosso objetivo é manter o mesmo ritmo durante toda a temporada e chegar mais próximos do pódio em eventos que já conhecemos um pouco. No México, começaremos com a vantagem de já ter pilotado 8 dos 11 estágios no C2 Super 1600. Além disso, pudemos nos preparar para este rali com um dia de testes na Espanha. Se houver uma chance de terminar melhor do que em quinto, com certeza vamos tentar!"
Kimi Räikkönen e Kaj Lindström vão continuar sua curva de aprendizado nos cascalhos do México. Após seu primeiro rali nas pistas cheias de neve da Suécia em fevereiro, a equipe finlandesa agora enfrenta um novo desafio numa superfície muito diferente.
"O que eu adoro no rali é que você tem que ser competitivo em todo tipo de superfície diferente," disse Kimi. "Após minha experiência na neve, agora eu vou descobrir como é pilotar no cascalho. Eu realmente não sei o que esperar, mas isto tudo é parte de nosso processo de aprendizado. Estou bastante ansioso para pilotar o Citroën C4 WRC nestas condições desafiadoras e acumular a maior quantidade de quilômetros possível para ganhar mais experiência."
Três perguntas a... Kimi Räikkönen
Olhando para trás, que conclusões você tira de seu primeiro evento no WRC com a equipe Citroën Junior C4 WRC?
"O lado realmente positivo é que conseguimos terminar todos os estágios do Rali da Suécia e aprendemos muito. Poderíamos ter ido melhor no geral se não fôssem alguns pequenos erros mas conseguimos melhorar nossos tempos nos estágios conforme o rali foi indo. Este era nosso objetivo inicial. A segunda passada pelos estágios foi melhor para nós. Também senti uma grande diferença conforme fui ficando mais confiante em minhas notas de ritmo. Com mais experiência, as coisas devem se tornar muito mais fáceis."
O México será a primeira vez que você pilota com o Citroën C4 WRC no cascalho. Você acha que essa superfície será mais fácil que a neve?
"Estou realmente ansioso para iniciar o Rali do México. Minha impressão é que pilotar no cascalho deve ser um pouquinho mais fácil para nós. Ou pelo menos é isso que Marcus Grönholm me disse! Calculo que vamos encontrar um nível de aderência maior no cascalho. Mas no momento ainda me falta experiência. Só preciso acumular mais quilometragem no carro e me acostumar ao Citroën C4 WRC em particular e ao rali no geral."
Como você vai abordar o Rali do México?
"Meu plano era inicialmente participar de uma sessão de testes no cascalho para conhecer o carro melhor numa superfície nova para mim. Mas infelizmente eu tive um pouco de dores nas costas que me impediram de pilotar. Recebi tratamento agora mas eu preferi descansar antes de ir ao México. É claro que eu teria gostado de testar o carro antes de ir, mas era importante que eu me recuperasse para poder começar o segundo rali da temporada na melhor forma física possível."
Fonte: racecar
Cortesia: miezicat
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran
Tendo aparecido pela primeira vez no WRC em 2004, o evento, que ocorre em León, tem a rota mais concentrada de rali do calendário deste ano. Na verdade, 354,60km de um comprimento de rota total de 884,58km são pilotados competitivamente. Outra peculiaridade do Rali do México é que os competidores vão estar pilotando numa altitude dequase 2800 metros num ponto do dia de abertura (Ortega, SS2 e SS6). A Citroën chega ao evento renovada após três vitórias consecutivas no México, entre 2006 e 2008. Ainda assim, o Rali do México será uma experiência nova para a equipe Junior, que vai para lá pela primeira vez.
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, que terminaram brilhantemente em quinto na abertura do campeonato, no Rali da Suécia, têm algumas boas memórias de sua primeira visita ao México. Em 2008, o Rali do México marcou a estreia da equipe francesa no WRC. Eles conseguiram iniciar sua campanha no Junior WRC com uma vitória de momento.
"Foi um momento de definição de nossa carreira," lembra Sébastien. "Tenho algumas memórias muito felizes do México. Tínhamos muito a aprender, mas no fim pudemos vencer após um rali no qual fomos forçados a atacar para ganhar uma vantagem, mas também moderar nosso ritmo para cuidar do carro. Eu realmente gosto deste rali, os estágios fluem e são progressivos. Os fãs também são especialmente entusiasmados no México!"
Desde sua estreia no WRC dois anos atrás, Sébastien e Julien subiram no pódio no geral (graças ao seu segundo lugar na Grécia no ano passado) e terminaram em oitavo no WRC 2009 de pilotos. Na Suécia, seu quinto lugar os fez bater diversos especialistas escandinavos locais. Então, no México, o objetivo da dupla francesa vai ser pelo menos igualar este resultado. "Começamos bem a temporada, terminando entre os cinco melhores em nossa primeira visita na Suécia," adicionou Sébastien. "Nosso objetivo é manter o mesmo ritmo durante toda a temporada e chegar mais próximos do pódio em eventos que já conhecemos um pouco. No México, começaremos com a vantagem de já ter pilotado 8 dos 11 estágios no C2 Super 1600. Além disso, pudemos nos preparar para este rali com um dia de testes na Espanha. Se houver uma chance de terminar melhor do que em quinto, com certeza vamos tentar!"
Kimi Räikkönen e Kaj Lindström vão continuar sua curva de aprendizado nos cascalhos do México. Após seu primeiro rali nas pistas cheias de neve da Suécia em fevereiro, a equipe finlandesa agora enfrenta um novo desafio numa superfície muito diferente.
"O que eu adoro no rali é que você tem que ser competitivo em todo tipo de superfície diferente," disse Kimi. "Após minha experiência na neve, agora eu vou descobrir como é pilotar no cascalho. Eu realmente não sei o que esperar, mas isto tudo é parte de nosso processo de aprendizado. Estou bastante ansioso para pilotar o Citroën C4 WRC nestas condições desafiadoras e acumular a maior quantidade de quilômetros possível para ganhar mais experiência."
Três perguntas a... Kimi Räikkönen
Olhando para trás, que conclusões você tira de seu primeiro evento no WRC com a equipe Citroën Junior C4 WRC?
"O lado realmente positivo é que conseguimos terminar todos os estágios do Rali da Suécia e aprendemos muito. Poderíamos ter ido melhor no geral se não fôssem alguns pequenos erros mas conseguimos melhorar nossos tempos nos estágios conforme o rali foi indo. Este era nosso objetivo inicial. A segunda passada pelos estágios foi melhor para nós. Também senti uma grande diferença conforme fui ficando mais confiante em minhas notas de ritmo. Com mais experiência, as coisas devem se tornar muito mais fáceis."
O México será a primeira vez que você pilota com o Citroën C4 WRC no cascalho. Você acha que essa superfície será mais fácil que a neve?
"Estou realmente ansioso para iniciar o Rali do México. Minha impressão é que pilotar no cascalho deve ser um pouquinho mais fácil para nós. Ou pelo menos é isso que Marcus Grönholm me disse! Calculo que vamos encontrar um nível de aderência maior no cascalho. Mas no momento ainda me falta experiência. Só preciso acumular mais quilometragem no carro e me acostumar ao Citroën C4 WRC em particular e ao rali no geral."
Como você vai abordar o Rali do México?
"Meu plano era inicialmente participar de uma sessão de testes no cascalho para conhecer o carro melhor numa superfície nova para mim. Mas infelizmente eu tive um pouco de dores nas costas que me impediram de pilotar. Recebi tratamento agora mas eu preferi descansar antes de ir ao México. É claro que eu teria gostado de testar o carro antes de ir, mas era importante que eu me recuperasse para poder começar o segundo rali da temporada na melhor forma física possível."
Fonte: racecar
Cortesia: miezicat
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran
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