16 de fevereiro de 2010

Coluna do Kimi em inglês - Rali da Suécia

Barrancos, rodadas e bancos de neve



O Rali da Suécia foi meu primeiro rali do campeonato mundial com um carro de WRC. Bem, terminamos o rali inteiros. Este era o objetivo e foi a coisa mais positiva que alcançamos no fim de semana.

Obviamente, cometi alguns errinhos bobos, os quais eu poderia ter vivido sem. Pagamos muito por eles, nosso resultado foi prejudicado por eles.

O Rali da Suécia é uma corrida muito exigente. As estradas estão cobertas de neve e gelo. Se você sai dos barrancos, há neve macia e você roda facilmente. Aí você fica com o carro cheio de neve e não consegue ver nada - então você bate no banco de neve.

É isso que aconteceu conosco. Entramos com velocidade baixa mas ficamos presos no banco de neve. Então tive que pegar a pá e começar a escavar o carro da neve.

Bem, essa é uma coisa que você vive no rali. É normal e sei que aqueles que hoje são os líderes já escavaram em sua época também. Acho que nem mesmo Sibelius já iniciou compondo 'Finlandia' (canção nacionalista do país).

No final das contas, o Rali da Suécia nos ofereceu um fim de semana interessante. Ok, talvez não tivéssemos expectativas, mas com certeza, havia pressão quando iniciamos o rali. Foi difícil, mas me sinto bem agora que acabou.

Cada milha que eu acumular com este carro é muito importante para mim agora. Quanto mais encontrar a sensação boa com o carro, melhor vou ir. Até mesmo agora de tempos em tempos começo a me sentir melhor e estou me dando melhor com o carro.

Quando fazemos os estágios pela segunda vez, obviamente, ajuda e torna as coisas um pouco mais fáceis.

Após nossos "soluços" no início, decidimos não procurar set-ups melhores. Mudamos para o mesmo set-up de Sébastien Loeb e começamos a aprender a pilotar o carro com ele. Me concentrei somente na pilotagem básica e em manter o carro na estrada.

Após me acostumar com o carro, foi mais fácil - apesar das circunstâncias mudarem o tempo todo. Pelo menos, na próxima vez eu conheço melhor o carro e então poderemos exigir mais do carro também.

Foi bom nos divertirmos. Com certeza, percebi mais uma vez pela experiência o quanto é importante acertar exatamente as notas de ritmo. Quando as notas estão certas, é muito mais rápido ser rápido. Em alguns lugares, minhas notas estavam erradas - e foi então que sofremos mais.

Já disse antes de ir para a Suécia, este rali na neve será uma corrida muito difícil para iniciar a temporada. Obviamente, não fiz um metro sequer com este carro no cascalho ou no asfalto, mas aposto que não vai ser mais difícil, pelo menos.

Agora nos concentramos no próximo rali. É no México e o primeiro rali no cascalho. Vamos tter um dia de testes com o carro na França. Então é 'Viva la Mexico' e vai ser emocionante ver meu co-piloto Kaj Lindström vestindo um sombrero.

Fonte: KimiRaikkonen.com
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: