18 de fevereiro de 2010

Único finlandês na F1, Kovalainen pede paciência com Kimi no WRC

Heikki Kovalainen apostou que Kimi Raikkonen será competitivo no WRC ainda nesta temporada e refutou a pressão de ser o único finlandês titular na F1

Em 2009, a F1 tinha dois finlandeses: Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen. Sem o ex-piloto da Ferrari, Kovalainen será o único representante titular de seu país na categoria neste ano. O piloto da Lotus, porém, não sente pressão por isso.

"Não é diferente para mim. Espero que possamos ser mais finlandeses em breve, mas não sinto nada de estranho. Só tento fazer meu trabalho ao máximo e tirar tudo o que a equipe puder me dar", disse em entrevista coletiva.

Sem esconder a admiração pelo compatriota mais experiente, Kova disse que não perde os ralis disputados por Kimi. "Vejo cada estágio", disse. Perguntado se mantém contato com o Homem de Gelo, Heikki negou e pediu paciência com Raikkonen na nova jornada. "Não recentemente, mas tento acompanhar o que ele está fazendo. Acho que ele vai se sair bem lá. Acho que os ralis que ele fez até agora foram muito difíceis, contra pilotos muito bons em ambas as superfícies. Acho que ele precisa de um pouco de tempo. Já nesta temporada ele será muito competitivo e vai conseguir alguns bons resultados. Ele pegou uma boa equipe, um bom carro e um bom copiloto, então, quando começar a funcionar, será bom."

O ex-piloto de Renault e McLaren revelou que recebeu propostas para correr o Rali do Ártico. "Sim, eu poderia tê-lo disputado. Tive algumas ofertas, alguns carros com que eu poderia correr lá. Alguns carros realmente competitivos", falou.

Kova declarou que, apesar das ofertas tentadoras, preferiu se dedicar aos trabalhos com a Lotus. "Mas levaria muito tempo. Só chegando lá e fazendo o rali, eu não seria bom o suficiente. Eu precisaria de uma semana, de fazer bons testes. [Mas] Duas semanas neste estágio com uma nova equipe seria errado. Todos trabalhando na Inglaterra e eu fazer duas semanas de rali em casa. Não seria certo. Então, decidi não ir. Talvez no futuro. Vamos ver no verão ou no próximo inverno quais são as possibilidades. Mas, se e quando eu fizer, vai ser do jeito apropriado", finalizou o nórdico.

Além de Kovalainen, há um outro finlandês contratado por uma equipe de F1 para esta temporada: é Valtteri Bottas, novo piloto de testes da Williams.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: