26 de fevereiro de 2010

Hulkenberg surpreende e lidera dia em Barcelona

Estreante alemão supera Alonso e encerra na frente sua participação nos testes

Nico Hulkenberg terminou sua primeira pré-temporada como piloto oficial da Williams com o melhor tempo do dia. Depois de ter encerrado a sessão de quinta-feira em segundo lugar, o companheiro de Rubens Barrichello superou, nesta ensolarada sexta-feira, Fernando Alonso, por apenas 0s023.

O bicampeão mundial, que contou com pela primeira vez com a chamada "barbatana de tubarão" na Ferrari F10, iniciou o treino fazendo, ainda no começo da manhã, o melhor tempo da semana.

Alguns pilotos dedicaram o período matutino para testar simulações de classificação, fazendo stints curtos; assim, os quatro primeiros colocados da manhã superaram o tempo obtido por Mark Webber no dia de ontem.

Depois do intervalo de almoço, as equipes aproveitaram para fazer simulações de corrida, com stints longos e tempos altos. Vitantonio Liuzzi, Jaime Alguersuari e Pedro De La Rosa faziam tempos consistentes, na casa de 1min24s, quando Jarno Trulli causou a primeira interrupção do dia ao sofrer problemas hidráulicos sua Lotus.

Após a pista estar novamente liberada, Nico Hulkenberg foi na contramão das outras equipes que simulavam corrida e, com um stint de apenas duas voltas, assumiu a liderança de Alonso ao virar em 1min20s614.

No meio da tarde, os pilotos seguiam seus programas de simulação de corrida, de modo que os melhores tempos permaneceram sem ameaça. Às 16h21min locais, Sebastian Vettel provocou outra bandeira vermelha quando parou sua Red Bull próxima à nova chicane.

Vinte minutos depois, Trulli causou nova paralisação quando sofreu problemas com sua Lotus pela segunda vez no dia. E, assim como ontem, a sessão foi encerrada prematuramente devido a uma bandeira vermelha após Fernando Alonso, assim como ontem, parar com sua Ferrari na pista.

Nos minutos finais do treino, os pilotos retornaram à pista, mas os tempos não foram melhorados. Assim, a sexta-feira teve Nico Hulkenberg na ponta, logo à frente de Fernando Alonso, que não melhorou seu tempo da manhã. Pedro De La Rosa fechou em terceiro, seguido de Vitantonio Liuzzi.

Mesmo tendo causado uma interrupção, Sebastian Vettel pôde completar mais de 100 voltas durante o dia, chegando ao número de 125. O vice-campeão de 2009 fechou a sessão em quinto, seguido de Jaime Alguersuari.

Michael Schumacher fez poucas voltas no período da tarde e terminou com a sétima melhor marca; assim como o heptacampeão, Robert Kubica pouco andou após o almoço e fechou em nono; entre eles ficou o campeão de 2008, Lewis Hamilton, que terminou a 1s5 atrás do tempo de Hulkenberg.

Jarno Trulli encerrou o dia na penúltima posição, superando Timo Glock por 0s4 no duelo das novatas. Glock foi o piloto que menos andou, completando 51 voltas.

Para amanhã, a maioria das equipes deve mudar seus pilotos escalados para os testes. Felipe Massa e Rubens Barrichello assumem Ferrari e Williams, respectivamente, sendo os únicos brasileiros em ação. A pré-temporada da Fórmula 1 vai até domingo.

Tempos finais:

1º Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min20s614 (99 voltas)
2º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min20s637 (133)
3º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min20s973 (114)
4º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min21s056 (90)
5º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min21s258 (125)
6º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min21s571 (104)
7º Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min21s689 (85)
8º Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min22s152 (93)
9º Robert Kubica (POL/Renault), 1min24s912 (53)
10º Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 1min25s524 (70)
11º Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth),1min25s972 (52)

Fonte: Tazio

Sem comentários: