16 de fevereiro de 2010

Deem tempo a Räikkönen, insiste chefe da Citroërn


O chefe da Citroën Racing, Olivier Quesnel, elogiou os esforços de sua última contratação, Kimi Räikkönen, no Rali da Suécia, mas avisa à comunidade que não espere demais tão cedo.

Räikkönen, o campeão da F1 em 2007, completou seu primeiro evento do WRC neste fim de semana, alcançando o final na 30ª colocação, 37 minutos atrás dos líderes, em seu Citroën C4 WRC.

Ele marcou tempos dentro do top 10 no geral neste que foi seu sexto rali, incluindo um sexto melhor tempo no sábado. Se ele não tivesse pilotado para dentro de um banco de neve no dia da abertura, ele teria terminado confortavelmente dentro dos 10 melhores e marcado pontos em sua estreia.

Quesnel acredita que foi uma performance alinhada com as expectativas. "Não podemos pedir demais de Kimi neste momento," ele disse. "A Suécia é o rali mais difícil de se iniciar, e todo mundo está olhando para ele e esperando - não sei bem pelo que - mas ele não pode dar mais do que tem. Kimi não fez um trabalho ruim. Ele me disse que cometeu erros demais mas é óbvio que ele vai cometer erros - ele está aprendendo!

"Todos nós temos de ser pacientes - e isso inclui a mídia. Kimi será bom até o final do ano. Será um longo caminho ao sucesso mas tenho certeza que ele é determinado e sei que ele certamente quer ser bem sucedido. Precisamos dar tempo a ele."

Räikkönen sente que fez um bom progresso em seu primeiro rali de WRC com os Citroën Juniors. "Foi um evento encorajador, que me permitiu aprender tanto," disse o finlandês. "Do início até o final eu senti que estava melhorando o tempo todo, que é o que eu esperava depois de ter mais tempo no carro. Claro, ainda temos muito a aprender porque a sensação como um todo é tão diferente do que eu tinha na F1. Mas estou tendo uma boa noção de como usar as notas de ritmo e agora entendo um pouco melhor o carro também.

Queríamos ter mais experiência com o carro e especialmente chegar ao final, então conseguimos alcançar tudo que queríamos neste fim de semana. Agora estou ansioso para pilotar no cascalho no próximo rali no México; deve ser um pouco mais fácil para mim eu acho," ele adicionou.

Para o co-piloto Kaj Lindström, o Rali da Suécia foi uma revelação. "Quando você senta ao lado de um piloto como Kimi, você não espera nada mais dele do que ser um talento excepcional, mas tenho que dizer que ele até me surpreendeu neste fim de semana. Ele estava pilotando num ritmo rápido mas extremamente controlado; não fomos frenéticos ou nos arriscamos de verdade. Hoje, construímos sobre o progresso que fizemos nos últimos dias, então estou me sentindo realmente confiante para o futuro agora."

Fonte: WRC
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: