16 de fevereiro de 2010

RallyBuzz fala com Kimi Räikkönen

Ao final do Rali da Suécia no final de semana, o site RallyBuzz conversou com Kimi Räikkönen para perguntar a ele sobre os eventos do WRC deste ano e quais suas expectativas para o resto da temporada

O ex-campeão de F1 teve um início turbulento em sua campanha para o campeonato de 2010, após ficar preso em vários bancos de neve ao longo do Rali da Suécia. Seus tempos nos estágios melhoraram conforme o evento progrediu e ele finalmente levou o Citroën C4 WRC à chegada em 30º lugar.

O finlandês de 30 anos faz parte da equipe Citroën Junior World Rally para a temporada de 2010, e seu co-piloto é Kaj Lindström, o ex-parceiro do multi-campeão de rali Tommi Makinen.

Kimi Räikkönen Q&A

RallyBuzz: Há muitas diferenças entre a F1 e o rali. Do que você vai sentir falta em correr nos grandes prêmios, e qual você acha que é a melhor coisa no rali?

KR: "Por enquanto ainda estou me acostumando com o rali, então é muito difícil de comparar. Obviamente a velocidade no rali não é a mesma de um carro de F1, mas a melhor coisa no rali é que há tantas superfícies diferentes e você tem que tentar ser rápido em todas elas. Num circuito de corrida há apenas algumas curvas diferentes, mas num rali há centenas. Estou realmente ansioso para isso; é um grande desafio para mim."

RB: Você está se juntando a Sébastien Loeb pilotando um Citroën C4 semelhante, um dos carros mais competitivos do WRC. Quais são suas expectativas para a temporada?

KR: "Não tenho nenhuma expectativa em particular nem pressão. Só quero aprender o máximo possível, dar meu melhor e tentar lutar com os outros caras. Obviamente isso não vai acontecer tão logo, mas depois de um tempo tenho certeza que conseguiremos."

RB: Os pilotos são frequentemente chamados para fazer reparos e alterações durante um evento. Que tipo de treinamento você fez para se preparar?

KR: "Sim, isto é algo novo para mim e ainda é algo sobre o qual tenho muito a aprender. Fiz um pouco de treinamento com os engenheiros e mecânicos para saber algumas coisas básicas. Felizmente meu co-piloto Kaj Lindström tem bastante experiência então tenho certeza que esta é uma área onde ele pode me ajudar também."

RB: Com a temporada do WRC tendo 13 eventos em 2010, quais ralis você está aguardando mais ansiosamente?

KR: "Como eu disse antes, o que eu gosto do rali é o fato que há uma grande variedade de eventos, então não há um em especial que eu esteja mais ansioso - apesar de que vai ser legal fazer o da Finlândia porque é em casa e é um rali que eu já fiz antes. O que eu vou gostar mais é da variedade, dos diferentes ralis. A neve na Suécia é uma superfície muito especializada; acho que quando chegarmos ao cascalho vai ser um pouco mais fácil porque as superfícies vão ser mais consistentes."

Kimi está otimista sobre seu próximo evento no campeonato, o Rali do México, que começa em 4 de março e, é claro, será no cascalho, uma superfície à qual ele acha que vai se adaptar mais facilmente.

Será fascinante ver como o Campeão Mundial de F1 de 2007 se adapta à sua nova disciplina no percurso da temporada WRC 2010.


Fonte: RallyBuzz
Agradecimento: Anelise

Sem comentários: