28 de fevereiro de 2010

Entrevista com Sebastian Vettel: Título é o único objetivo para 2010


Após chegar tão perto de agarrar o título em 2009, é claro que nada menos do que o campeonato mundial é o objetivo para Sebastian Vettel nesta temporada. Após sair do cockpit do RB6 após os testes no Circuit de Catalunya na sexta-feira em Barcelona, Vettel avalia seu progresso e o ritmo de seus rivais...

Q: Sebastian, você ficou satisfeito após seu primeiro dia em ação em Barcelona?
Sebastian Vettel: Completamos muitas voltas e não tivemos nenhum problema que tenha nos forçado a parar, então eu diria que foi um bom dia.

Q: Mas você parou na pista em um momento...
SV: Ah, tem sido um longo intervalo de inverno, então eu estava um pouco cansado. E após toda a chuva que tivemos ultimamente, o sol estava brilhando, então pensei em parar...

Q: Você estava tentando evitar uma falha no motor?
SV: Não, na verdade não. Mas às vezes é mais seguro desligar o motor do que arriscar uma falha.
Q: Tem sido um dia bastante exigente...
SV: Sim, foi um dia cheio de trabalho. Mas foi bom após esse intervalo de inverno tão longo, e o pouco de voltas que conseguimos dar semana passada, sair na pista seca.

Q: Você ainda acha que a Ferrari é a favorita?
SV: Eu acho. De manhã ou de tarde, com mais ou menos gasolina, eles parecem bastante competitivos.

Q: Você foi quatro décimos mais rápido que Michael Schumahcer na Mercedes GP...
SV: É difícil julgar. Os tempos que você vê após um longo dia na pista são secundários. O que interessa realmente é ver como o carro se desenvolve após muitas voltas. Você não deve colocar muita ênfase em uma volta só.

Q: Você ficou surpreso com o tempo de Nico Hulkenberg?
SV: Sim, fiquei. Para fazer uma volta nos 1m20s você deve estar com muito pouca gasolina. As boas condições durante a tarde deram a ele uma vantagem também.

Q: Você diz que os tempos das voltas não contam toda a história, então o quê você pensa sobre a ordem do grid?
SV: Como eu já disse, a Ferrari parece muito rápida. Quando você chega à região dos 1m20s você tem que ter um bom carro. É difícil dizer qualquer coisa definitiva sobre a ordem no grid, mas eu diria que a Ferrari tem uma vantagem, e atrás dele está bem apertado.

Q: O que você espera que aconteça no Bahrain?
SV: É difícil dizer. No Bahrain a temperatura vai ser de 32ºc - é o dobro do que temos aqui - então a pista vai estar muito mais quente. É difícil dizer como os carros vão se comportar. Ano passado, a ordem estava clara, com a Brawn GP no topo, mas atrás deles era difícil dizer. Fomos bem desde o início, apesar de ter andado em posições intermediárias no último teste. Você nunca deve exagerar sobre a importância dos testes. Ainda vai haver atualizações. Fazer uma previsão é como jogar na loteria.

Q: Como você está se sentindo?
SV: Bem. Fiz mais do que a distância de uma corrida hoje.

Q: Numa escala de um a dez, quão ansioso você está pelo início da temporada?
SV: Dez.

Q: Qual é seu objetivo?
SV: Após a última temporada, só pode haver um objetivo - me tornar campeão mundial. Será uma temporada longa e difícil e vou encarar uma corrida por vez. No momento parece bastante apertado, então vai ser uma temporada quente.

Q: Onde você colocaria Michael Schumacher na ordem do grid?
SV: Bem, não acho certo falar só de Michael. Você tem que considerar a Mercedes como uma equipe. Nico (Rosberg) também é alguém a ser levado em conta. Como eu disse, vejo a Ferrari na liderança, e depois nós, a McLaren e a Mercedes. Neste grupo está bem apertado. Ás vezes um leva vantagem sobre os outros.

Q: O grande tanque de gasolina torna a pilotagem muito diferente?
SV: Não, na verdade não. Os carros são mais compridos - somos pilotos de limusine agora. Além disso, com o tanque cheio o carro vai se comportar diferente. Será mais inerte, mas no final do dia ainda é um carro de Fórmula 1.

Fonte: Formula1.com
Tradução: Fran

Sem comentários: