12 de fevereiro de 2010

SS1: Sordo lidera após estágio Super Especial de quinta-feira à noite



O piloto da equipe Citroën Total, Dani Sordo, entra a sexta-feira como líder do Rali da Suécia após fazer o melhor tempo no estágio de abertura Super Especial do rali em seu carro WRC C4.

Milhares de espectadores aguentaram temperaturas abaixo de zero para assistir ao primeiro estágio do Campeonato Mundial de Rali de 2010 - uma explosão molhada por um circuito de gelo de aproximadamente 1,9km na cidade hospedeira do rali, Karlstad.

Após fazer um tempo de 1m34.4seg ao redor da pista em formato de oito, Sordo estava contente com sua performance. "Tivemos um bom teste pré-evento, e também nos divertimos no Rali Ártico há duas semanas e isso me ajudou a me sentir bem com o carro," ele disse. "Sei que ainda posso ir mais rápido se precisar, mas até agora, tudo bem."

O piloto da equipe Citroën Junior, Sébastien Ogier, também num C4 WRC, foi o mais próximo ao tempo de Sordo, apesar de dois segundos mais lento. "Curti o estágio e gosto de pilotar nestas condições de gelo," ele disse.

Um início propositalmente cauteloso do líder da equipe Ford, Mikko Hirvonen, o lançou ao terceiro melhor tempo, enquanto uma abordagem semelhante pôs o atual campeão mundial Sébastien Loeb em quarto, e Marcus Grönholm em quinto.

O vencedor do Super Especial em 2008, Petter Solberg, contudo, pagou o preço por uma abordagem mais agressiva. O norueguês cutucou um banco de neve e mais tarde rodou seu C4 WRC, alcançando a linha de chegada 18.3 segundos mais lento do que Sordo e sem um pára-choques dianteiro. "Tive muito 'oversteer', mas a culpa foi minha - tentei demais. É assim que é," ele explicou.

Em seu primeiro estágio no WRC com a equipe Citroën Junior, Kimi Räikkönen fez o nono tempo mais rápido. "Foi ok," ele disse. "Um pouco cauteloso, mas fui com calma. Está tudo bem, tudo o que você pode fazer nestes estágios é perder."

Após a prévia desta noite, a ação de verdade começa na sexta de manhã às 08h18, quando as equipes iniciam o primeiro de seis estágios no interior norte de Karlstad, antes de um retorno a Karlstad para uma reprise do Super Especial.

Link para os resultados do SS1
aqui

Fontes: WRC.com, Motorsport

Sem comentários: