12 de fevereiro de 2010

Kimi Räikkönen começa sua nova vida



Enquanto estamos todos nos empolgando com os testes na F1 e as duplas estelares de pilotos nas equipes de ponta este ano, vamos reservar um momento para o Campeão Mundial que escapou - Kimi Räikkönen.

Extraído da Ferrari, assumidamente com um belo presente de despedida em sua conta bancária, Kimi preferiu o salto ao mundo do rali a qualquer alternativa possível na F1. Sua carreira integral no WRC se inicia hoje na Suécia.

Falei com ele sobre sua transição há algumas semanas, e você pode ter lido a entrevista na Autosport. Ele não tinha motivos para ficar disponível durante suas férias de inverno - não havia uma equipe ou patrocinador dizendo a ele que o fizesse - mas puramente como um favor, ele encontrou tempo para retornar minha ligação, e mais tarde até mandou um e-mail pedindo para ver a história. E não, ele não pediu que mudasse nada!

Tive sorte suficiente de passar algum tempo com Kimi fora das pistas, e sempre discuto que, ao contrário da crença popular, ele é um dos pilotos mais interessantes que você pode conhecer. Ele é muito divertido de acompanhar, e é um ser humano decente. Muitos de seus rivais, pelo menos aqueles que eventualmente andam com ele, concordariam comigo. Simplesmente pergunte a Pedro de la Rosa, seu antigo companheiro na McLaren. Você não poderia conhecer dois pilotos com imagens públicas mais diferentes, e mesmo assim Pedro tem Kimi como um de seus melhores amigos no esporte.

Não tive espaço para incluir tudo que Kimi disse na entrevista da Autosport, mas com o WRC começando, parecia uma boa oportunidade de voltar à gravação e resumir o melhor para seu consumo. Uma coisa que ele certamente fez certo foi conseguir para si o melhor equipamento disponível possível, na forma do Citroën, que é um grande passo do Abarth no qual ele brincou ano passado.

"A única opção para mim foi o rali, e eu queria ter pelo menos um carro competitivo," ele me disse. "O Fiat definitivamente não era um bom carro, todo mundo sabe, então eu indo [para o rali] queria ter uma boa equipe e um bom carro. Para que pelo menos eu me desse uma chance, se eu aprender certo e acertar eu tenha um bom carro e uma boa equipe me apoiando."

Não há dúvida de que ele busca muito seriamente conseguir resultados decentes, e terminar no pódio é seu objetivo. "É por isso que quero ter um bom carro, porque no final eu quero dar o meu melhor e tentar chegar o mais alto possível. Não tenho interesse em só pilotar, é definitivamente para conseguir bons resultados."

Quando perguntei sobre que tipo de superfície ele espera ser melhor, ele não teve dúvidas sobre onde ele se sentirá mais à vontade.

"Eu diria que o asfalto deve ser o mais fácil, pilotei um pouco com meu Fiat no asfalto. Com certeza você pode ler melhor o percurso só por ter percorrido tanto no asfalto na F1, te dá uma sensação melhor. A neve é a mais difícil. Fiz a maior parte de meus ralis no neve, mas ainda é a mais desafiadora.

"Você está indo aos 200 kph entre as árvores e com certeza é diferente da F1, mas isso faz parte do esporte. Você pode se machucar, então é melhor ficar na estrada!

"Preciso de muito tempo no carro, e nos ralis. Como eu disse, é a coisa mais difícil que já fiz em minha carreira até agora, o maior desafio. Mas estou curtindo e é muito divertido, é algo novo."

Este ano é claro que ele assistirá à F1 de longe. Tendo desistido da chance de pilotar a McLaren, ele certamente vai prestar atenção à performance de Jenson Button, o homem que finalmente preencheu a vaga: "Com certeza será interessante. Tenho quase certeza que Lewis vai vencê-lo."
Ele salvou sua melhor resposta para quando perguntei se ele estava preocupado em ser esquecido pela F1. "Não me importo muito com essas coisas."

Kimi, acho que já tínhamos desconfiado...

Fonte: AdamCooperf1
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: