12 de fevereiro de 2010

Räikkönen está alertado sobre sua mudança para o rali


ABU DHABI // Mika Häkkinen, bi-campeão de Fórmula 1, alertou Kimi Räikkönen, seu compatriota finlandês, que espere uma dura apresentação ao Campeonato Mundial de Rali (WRC) quando a nova temporada se iniciar hoje na Suécia.

Räikkönen, vencedor do campeonato de pilotos de F1 em 2007, deixou os 16 vezes campeões do mundial de construtores Ferrari no ano passado para assumir uma vaga permanente na equipe Citroën Junior no WRC. Ele correrá em 12 das 13 etapas do campeonato, incluindo a abertura neste final de semana em Karlstad.

Mas enquanto Räikkönen espera uma transição fácil das pistas lisas da F1 para os terrenos mais experimentais do rali, Häkkinen espera qu seu compatriota vai ter dificuldades em se adaptar à sua nova escolha de carreira.

"Tentei o rali muitas vezes e se você quiser estar no topo do pódio no rali, vai levar um tempo muito grande," disse Häkkinen, que esteve na capital ontem anunciando as listas do Prêmio Laureus de Esporte.

"No caso de Kimi, ele é um piloto fantástico e talentoso e tem todas as chances, mas leva tempo. Leva anos até que você possa ter uma performance digna do topo. E a mídia vai estar ligada nele - especialmente na Finlândia. Ele tem que ser cuidadoso e trabalhar muito."

Räikkönen é famoso por seu comportamento retraído e vontade de sair dos holofotes, mas Häkkinen, campeão mundial de F1 em 1998 e 1999, diz que estas características terçao de mudar se o piloto de 30 anos planeja alcançar seu potencial máximo no WRC.

"Ele terá de trabalhar ainda mais duro do que na Fórmula 1, não só na pilotagem, mas também fora dela: trabalho de equipe, trabalho de mídia, etc," disse Häkkinen, que se aposentou das pistas em 2001 após vencer 20 grandes prêmios em uma carreira de uma década.

"Você tem que cooperar e é desafiador - não há escapatória. Em todo esporte você não pode só competir, tem que fazer tudo que o trabalho exige. Você tem que encarar o desafio."

Räikkönen, que competiu no Rali da Finlândia do ano passado e ficou em 15º lugar um pouco antes de bater no estágio final do penúltimo dia, disse estar pronto para o teste que vai enfrentar.

"Meu objetivo é simplesmente dar o meu melhor com o Citroën C4 WR. Minha estreia no Campeonato Mundial de Rali é um desafio enorme, mas qualquer piloto que tenha competido no automobilistmo com um certo nível sempre mantém a mesma forma de trabalhar e o mesmo desejo de ir à frente," ele disse.

O vencedor de 18 grandes prêmios indicou que ele pode retornar à F1 ano que vem, com rumores o ligando fortemente à Red Bull Racing. Räikkönen teve conversas com a McLaren-Mercedes antes de optar sair do esporte.

"Acho que a decisão de ir para o WRC foi perfeita para ele: ele queria fazer rali, então por que não deixar acontecer desta forma," disse Häkkinen.

"Na Fórmula 1, quando você é um campeão, você sempre pode voltar - sempre há portas abertas. A pergunta é quais equipes vão ter vagas. Você sempre terá uma vaga, mas você quer voltar numa equipe vencedora com um carro vencedor. Este é o objetivo."

Fonte: The National Newspaper/EAU
Agradecimento: luieluv @PF1

Sem comentários: