27 de janeiro de 2010

Räikkönen: "Jamais pilotei um carro de F1 a -25ºC!"

Na Finlândia, se preparando para a temporada 2010, Kimi Räikkönen participou de seus primeiros testes no volante do C4 WRC do Citroën Junior Team.


Q: Você começa sua primeira temporada no rali. Você descobriu aspectos diferentes do WRC em relação à F1?
KR: São disciplinas totalmente diferentes. Aqui, faz -25ºC durante os treinos. Jamais pilotei um carro de F1 a -25º! Nos treinos de F1, fazemos a mesma volta o tempo todo. No rali, mesmo se nos resta somente a mesma parte da rota, as condições mudam a cada passada. Há mais ou menos neve.

Q: O que você gosta no rali?
KR: Gosto de tudo! É um novo desafio para mim. É o maior desafio de minha carreira como piloto, é muito empolgante...

Q: O que você espera de suas primeiras provas?
KR: Estou iniciando no rali. Veremos onde vamos nos situar em comparação a pilotos que já têm muitos anos de experiência na disciplina. Num primeiro momento, o objetivo será terminar as provas. Tenho que aprender como o carro funciona antes de poder atacar um pouco mais.

Q: Sobre qual superfície você pensa que vai ter mais facilidade?
KR: Pilotei em todas as superfícies na temporada passada. Talvez seja na neve que pilotei mais em treinos e em corrida. Tenho experiência sobre esse tipo de terreno. Mas imagino que terei bons resultados sobre o asfalto. É a superfície com a qual estou mais familiarizado.

Q: Para um iniciante no rali, o sistema de notas é um trabalho importante. É algo no qual você já progrediu?
KR: Vamos utilizar o mesmo sistema que no ano passado, ele funcionou muito bem. A experiência ajuda, vamos continuar a melhorar e veremos o seu funcionamento durante as primeiras provas.

Q: Quais são suas ambições para a largada do Rali Ártico?
KR: Foi meu primeiro rali na temporada passada. Esta participação foi um bom treino. Vou poder fazer alguns quilômetros com o carro antes da primeira prova do Campeonato do Mundo. É também uma boa oportunidade de pilotar na Finlândia.

O campeão do mundo de F1 em 2007 estará na largada do Rali Ártico, que será de sexta a sábado em Rovaniemi. Além de Räikkönen, participarão da prova Dani Sordo (Citroën C4 WRC), Mika Salo (Ford Fiesta R2), Rami Räikkönen (Abarth Grande Punto S2000).

Fonte: Autohebdo
Agradecimento: Anelise e TaniaS
Tradução: Fran

Sem comentários: