26 de janeiro de 2010

F-1 aprova novo regulamento de pneus para 2010

Carros do Q3 largam com os mesmos compostos usados na classificação

A F-1 terá um novo regulamento de pneus para a temporada de 2010. As 13 equipes do grid da categoria concordaram em aprovar uma medida que obriga os carros classificados para o Q3 a largarem para a corrida com os mesmos compostos utilizados durante a classificação.

A nova regra deve causar um grande impacto nos treinos classificatórios, já que os pilotos devem optar por sacrificar seus tempos na "superpole" para utilizarem pneus menos velozes, porém mais resistentes, visando um melhor resultado nas corridas. Por outro lado, quem arriscar utilizar um composto mais veloz, porém menos resistente, pode largar à frente mas ter a performance comprometida na prova.

Martin Whitmarsh, chefe da McLaren e presidente da Fota, vê fatores positivos e negativos nas mudanças previstas para 2010: "Inevitavelmente, quando você faz uma mudança, há prós e contras", disse.

"A respeito dos prós, é indiscutivelmente melhor fazer a classificação mais leve, porque a combinação de carro mais rápido e melhor piloto pode levar a melhor, e o público pode compreender isso."

"Em segundo lugar, na corrida em si, as ultrapassagens ocorrerão na pista, e não mais nas estratégias de pit stop. Na ausência deste efeito, os pilotos terão um incentivo maior para tentarem uma ultrapassagem."

"Do lado negativo, é possível que tudo isso seja bem administrado por todos os pilotos. Então teremos perdido um dos interesses estratégicos da campanha para que os fãs mais ávidos deste esporte vejam mais ultrapassagens", completou.

Fonte: Tazio

Sem comentários: