Os diretores técnicos da Fórmula 1 confirmaram nesta sexta-feira à revista inglesa Autosport que os difusores duplos serão banidos a partir de 2011. A peça aerodinâmica foi o trunfo de equipes como a Brawn GP, campeã de 2009, e causou polêmica no início da temporada passada.
Com essa mudança, o tempo médio por volta deverá aumentar em cerca de dois segundos. O difusor duplo é posicionado na traseira do carro e favorece a passagem de ar por baixo do bólido, favorecendo a estabilidade e usando o fator aerodinâmico para ganhar velocidade.
A decisão foi tomada em votação na quinta-feira, durante reunião do Grupo de Trabalhos Técnicos da FIA. As equipes também estariam de acordo com a decisão, dentro da estratégia de cortar custos com o desenvolvimento do dispositivo.
A decisão dos técnicos não é definitiva, porque ainda precisa ser confirmada pela comissão de Fórmula 1 e pelo Conselho Mundial da FIA. Mas, com todas as opiniões convergindo a favor da ideia, é uma questão de tempo para que essa regra entre em vigor a partir de 2011.
A medida só não entrou em vigor nesta temporada porque as equipes já gastaram tempo e dinheiro desenvolvendo os difusores duplos. A peça causou polêmica no início da temporada passada, quando Brawn GP, Toyota e Williams tiraram vantagem dela, o que levou outras equipes como McLaren e Red Bull questionarem a legalidade do dispositivo.
O difusor duplo acabou sendo liberado na ocasião, e essas equipes, incluindo a Ferrari, tiveram que correr atrás do prejuízo e desenvolver às pressas um difusor duplo para voltarem a ter competitividade no grid.
Fonte: Uol Esporte
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário