27 de janeiro de 2010

Coluna do Kimi - 25.01.2010

Prévia da temporada por Kimi - o início no Ártico



"Bem, isto é o que tenho esperado desde a assinatura no contrato para correr a temporada de 2010 no WRC com a equipe Red Bull Citroën.

Meu sentimento é o mesmo de sempre antes da primeira corrida da temporada na Fórmula 1. Como todos, sinto borboletas em meu estômago de um jeito bom. Meu sentimento no geral é o melhor possível para começar a correr novamente.

A coisa mais motivadora para um piloto de corridas é a chegada de um novo tipo de desafio. Obviamente, ir para o rali é um desafio novo para mim. É o que torna tão empolgante o início desta temporada.

Me adaptei bem ao novo carro Citroën C4 WRC desde o primeiro teste. Agora já temos 3 dias de experiência com ele. Sinto que ele é bom, dá pra ver como ele reage efetivamente a mudanças no setup. Tudo que tentamos funcionou como devia. Sentimos que estamos trabalhando na direção certa e é isso o que os engenheiros confirmaram a nós nos briefings, também.

Começo esta campanha novinha em folha nesta semana no Rali Ártico em Rovaniemi. Em nosso programa, este rali é só uma preparação - como um teste final - para a Suécia, onde a temporada do WRC começa em fevereiro. É ótimo ter um início tão cedo. Depois de testar o carro pela primeira vez na França, estou ansioso para correr com ele também.

As férias de inverno passaram rápido. Passei elas da exata maneira que sempre fiz quando estava na Fórmula 1. Primeiro, tive umas férias, me diverti com minha família e amigos e então voltei a treinar. Treinei da forma de sempre com Mark Arnall. Sei que o rali vai ser fisicamente muito, muito difícil. Será bastante trepidação e turbulência e ás vezes no cockpit será quente como uma sauna finlandesa com o macacão e o capacete.

Você tem que estar bem fisicamente para poder se concentrar o tempo todo em sua pilotagem.

Eu sempre disse que é inútil dar muitos prognósticos antes da primeira corrida da nova temporada. Obviamente, agora eu insisto nisto mais do que nunca antes. Não sei como os colonizadores pioneiros finlandeses do passado se sentiram antes de ir para a América, mas, muito provavelmente, me sinto um pouco desta maneira para esta minha nova aventura.

Como vai ser, eu não sei. Vamos esperar e ver, mas, com certeza, posso prometer dar o meu melhor em todos os ralis. Não vou desistir nem um pouco.

É claro, o início da temporada vai ser meio que um período de construção de confiança também. Todos os ralis fora da Finlândia serão lugares novos para mim. Tenho que aprender todos os ralis e tenho que aprender a confiar nas notas. É muito importante para mim ter Kaj Lindström como meu co-piloto. Nos damos bem e ele é o melhor cara possível para trabalhar. Sem Kaj eu provavelmente não teria mesmo iniciado este projeto enorme.

Testamos dois dias no centro da Finlândia e tudo foi bem. O carro é tão confiável como um relógio suíço. Obviamente, é fácil de ver que o carro tem sido forte e confiável, como deve ser já que a equipe venceu tantas corridas e tantos campeonatos.

Com certeza todos os outros pilotos de Fórmula 1 adorariam pilotar um carro de rali - pelo menos, para ver como seria. Bem, eu já sei como é.

Agora vamos para Rovaniemi e começamos a fazer as notas na terça-feira. Estamos procurando ver como nos sentimos na neve e testaremos que tudo esteja funcionando bem em condições tão frias. Na quinta teremos um teste final e então a corrida na sexta e no sábado. "


Fonte: KimiRaikkonen.com
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: