28 de janeiro de 2010

Ferrari 'esconde' difusor duplo, principal novidade do carro de 2010


A Ferrari está confiante que o novo F10 é um grande avanço em comparação ao carro do ano passado, o F2009. Depois das dificuldades enfrentadas na última temporada, a equipe italiana acredita que o foco dado ao novo monoposto desde a metade de 2009 seja uma vantagem para dar a volta por cima e vencer o campeonato deste ano.

Uma das principais diferenças do projeto de 2010 em relação ao anterior é o difusor duplo, "escondido" pela equipe no lançamento do F10 nesta quinta-feira. No ano passado, a Ferrari foi forçada a inserir a solução aerodinâmica, que se mostrou muito vantajosa no projeto da Brawn GP, da melhor maneira possível no F2009, apesar do carro não ter sido projetado para ela originalmente.

Nesta quinta, após o lançamento do novo F10, o diretor técnico da equipe, Aldo Costa, revelou que boa parte do trabalho de desenvolvimento do carro focou o difusor duplo. A equipe, inclusive, não divulgou fotos da traseira do carro, como forma de esconder o projeto de seus adversários.

“Os difusores duplos foram permitidos no ano passado. Eles revolucionaram o design dos carros, e nós tivemos que começar do zero. Adotamos o conceito, e isso não foi possível no ano passado quando o carro já tinha sido desenhado. Houve uma grande mudança, não tão dramática quanto ao que ocorreu de 2008 para 2009, mas o carro é substancialmente diferente do anterior”, explicou Aldo Costa.

No ano passado, a equipe de design abandonou o desenvolvimento do F2009 no meio da temporada, passando a trabalhar somente no carro de 2010. “Estamos totalmente convencidos de que o novo carro é um grande passo à frente”, falou Costa.

Para o espanhol Fernando Alonso, o primeiro dia de testes já indicará se o novo F10 terá condições de brigar pelo campeonato. “O primeiro teste é um bom ponto de referência. Neste dia, poderemos compreender se estamos confortáveis ou não. Depois, vamos testar com foco no nosso trabalho, sem olhar para os tempos dos demais”, falou o bicampeão mundial.

Aldo Costa concorda que a comparação com os rivais só deve ser feita após os testes coletivos, que começam na próxima segunda-feira, em Valência. “Não sabemos o que nossos adversários fizeram, e só saberemos na primeira corrida. Mas ele [o novo carro] carrega toda nossa paixão e determinação de um grupo que quer esquecer o que aconteceu no ano passado e voltar a ser competitivo desde a primeira corrida”, disse o diretor técnico da Ferrari.

Fonte: Uol Esportes

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