29 de janeiro de 2010

Uma conversa com Kimi - do Turun Sanomat

A estreia de Kimi Räikkönen com o carro da Red Bull Citroën WRC atraiu 170 jornalistas para Rovaniemi. Tantos quanto estavam presentes quando a Ferrari e a McLaren apresentaram seus carros nesta semana. Na quinta à noite, Räikkönen passou mais de uma hora sendo entrevistado primeiro pela TV e depois pelos jornalistas.

Na F1 você disse que sempre vai pilotar pela vitória. É possível este ano no rali?

"Não e isto é certo. Há alguns pilotos duros de bater e eles correm os mesmos ralis há muitos anos. Eles lembram muito dos estágios e sabem o que fazer aonde. Como eu disse, você tem que aprender muito antes de ganhar experiência e poder começar a melhorar seu ritmo," diz Räikkönen.

Então este novo desafio com um carro WRC vai substituir sua vontade de vitórias nesta temporada.

Que tipo de expectativas você tem com o Rali da Suécia?

"Tudo é novo para mim então antes de tudo tenho que ser paciente. É difícil dizer o que esperar quando ainda não corri com este carro. Vamos ver na Suécia como iremos. É inútil dizer qualquer coisa antes disso quando há tantas coisas que podem dar errado," disse Räikkönen.

Sordo não pode perder

Na quinta-feira, Räikkönen teve algum parâmetro para comparação com Daniel Sordo quando a dupla pilotou nos mesmos estágios com os mesmos carros.

"O rali Tunturi é só um treino para a Suécia. É difícil dizer como vai ser aqui também. Tenho muito para aprender em muitas coisas, então o resultado não significa nada para mim nesta corrida. Você vai ver nosso ritmo na Suécia."

Sordo pilotou em condições ainda mais frias na Noruega. Tunrui é seu sexto rali na neve. O quanto seria ruim se o terceiro colocado geral no WRC perdesse para Räikkönen desde o início?

"Kimi é sem dúvida rápido, mas tentamos ser mais rápidos. Se Kimi for mais rápido não vai ser bom para mim," disse Sordo.

Haverá testes suficientes

Räikkönen teve tempo para testar por três dias com a Citroën antes da largada da corrida. Se houver necessidade, você pode testar o quanto quiser?

"Claro que há alguns limites. Depende de muitas coisas, que tipo de contratos quem tem e quem paga o quê. Não tenho certeza do que dizem as regras mas acho que você pode testar quase livremente no WRC. Alguns times testam, outros não," disse Räikkönen.

Räikkönen negou muitas vezes os ditos de que ele não estaria motivado em testes da F1.

"Cada um pode ter seu próprio ponto de vista, mesmo se eu não soubesse qual é. A verdade é que eu nunca tive nada contra nenhum teste quando você testa partes novas e coisas novas. É outra coisa se você só dirige 600km por dia só para ver se o caro aguenta sem frear," assegura Kimi.

Irmãos como competidores

Seu irmão mais velho, Rami Räikkönen, vai pilotar em Tunturi no velho Fiat Abarth Grande Punto de Kimi. Agora os irmãos competirão nas estradas do rali pela primeira vez.

"Ainda é meu carro mas quando Rami queria tentar o rali e faz há mais tempo do que eu como um hobby eu pensei, por que não?"

Polindo as próprias notas

Então, em qual estágio se iniciará o treino tão abertamente discutido em fazer notas? O quanto você confia nas notas que Kaj Lindström te dá?

"Acredito nelas porque eu mesmo as fiz. Há muitas coisas. É claro que acredito no que Kaitsu diz quando eu mesmo fiz e ele tem tanta experiência que se eu tivesse feito algo totalmente sem sentido, ele já teria mencionado quando as fizemos. Não vai ter este tipo de erro. É mais sobre escutar direito as notas para que eu não cometa um erro por não ouvir."

"Há muito a aprender para que você faça boas notas em um lugar bom e entenda precisamente o quão rápido pode pilotar ali. Facilmente você pode se enganar, se não descrever bem o suficiente vai significar que você não vai pilotar tão rápido quanto poderia."


Um ano no rali não é um obstáculo para retornar à F1

Você viu o novo carro F10 da Ferrari na internet?

"Vi o carro. É difícil dizer qualquer coisa olhando para as fotos. Acho que eles vão iniciar os testes semana que vem. Veremos então. Parece muito com o carro do ano passado. Nada muito diferente," resumiu Räikkönen.

Você ainda tem desejo de retornar à F1?

"Não tenho contrato com ninguém para 2011. É claro que depende do que acontecer e onde. Acho que tenho um longo ano à frente e você nunca sabe o que pode acontecer."

Este ano terá sido um desperdício se você retornar à F1?

"Nada é um desperdício. Sempre dou o meu melhor. No fim do jogo esta foi a melhor opção de todas para este ano. É por isso que estou no rali agora."

Fonte: Turun Sanomat
Agradecimento: KR Spaces e Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: