29 de janeiro de 2010

Räikkönen bate no Rali Ártico


O campeão finlandês da Fórmula 1 de 2007 Kimi Räikkönen bateu em seu primeiro evento competitivo pilotando para a equipe Citroën Junior WRC.

Räikkönen estava em segundo lugar no geral no Rali Ártico da Lapônia quando seu carro saiu da estrada e bateu em uma árvore no segundo estágio do evento, o Aittajärvi, de 23 km.

Kimi e seu co-pilogo Kaj Lindström saíram ilesos no incidente, mas seu carro C4 WRC sofreu danos na dianteira direita. Com ajuda dos espectadores, a dupla finalmente conseguiu colocar o carro de volta à pista e continuaram, mas o episódio o custou mais de 20 minutos e pode significar o fim de seu dia.

A equipe está esperando que se conseguir consertar o carro, Räikkönen poderá continuar na competição hoje, ou re-iniciar no sábado.

Räikkönen e Lindström estão competindo no evento de inverno, a rodada de abertura do campeonato finlandês, como um aquecimento antes de iniciar sua campanha no WRC na Suécia em 11 de fevereiro.

É a primeira saída competitiva para a dupla no Citroën C4 WRC que vão usar para sua campanha nesta temporada. Contudo, não é um evento novo para a dupla, que fez sua estreia no rali junta lá em 2009, terminando em 13º em um Fiat Abarth Grande Punto S2000.

Antes da batida, Räikkönen tinha conseguindo uma boa largada. Em condições perfeitas de neve, e uma temperatura de 20 graus Celsius negativos, ele tinha marcado o segundo melhor tempo no estágio de abertura da sexta-feira, o Rantasipi Pohjanhovi/Mäntyvaara, de 11,27km. O único a batê-lo - por uma margem de 5.5 segundos - foi seu companheiro de equipe na Citroën, o piloto Dani Sordo, que também está usando o evento como um teste pré-temporada.

Depois de duas etapas, Sordo, agora o único piloto WRC entre os competidores predominantemente do Grupo N, lidera o rali por 26.1 segundos do estoniano Ott Tanak.

Fonte: WRC
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: