16 de janeiro de 2010

Entrevista de Christian Horner à Autosport


Em entrevista à Autosport, Christian Horner fala sobre Sebastian Vettel, Mark Webber e a possibilidade de Kimi Räikkönen estar disponível para a temporada 2011. Abaixo tradução dos trechos relevantes.

Q: Como você avalia as performances relativas de seus dois pilotos, Sebastian Vettel e Mark Webber. Sebastian venceu quatro corridas, e quase venceu o campeonato. Mark teve sua primeira vitória e venceu novamente no Brasil - você pode analisá-los?
CH: Temos muita sorte que temos um bom equilíbrio de juventude e experiência. Sebastian demonstrou que é um verdadeiro talento, ele cresceu e amadureceu e melhorou durante a temporada 2009. Foi uma grande campanha para ele, vencendo quatro GPs, e testemunhar o seu desenvolvimento foi muito impressionante. Ele teve pilotagens enormemente impressionantes no Japão e Abu Dhabi, e mesmo no Brasil, que não foi reconhecida porque partiu de uma posição baixa. E obviamente em Silverstone também. Ele é um cara novo. É muito inteligente, muito forte mentalmente e é um personagem muito adorável. Ele é um membro muito popular da equipe, tem grande senso de humor e tem uma parceria de trabalho muito forte com Mark.
E não podemos esquecer as dificuldades que Mark tinha há 12 meses quando teve um acidente horrível, quebrando sua perna feio - e ele também esqueceu de mencionar que quebrou a espátula do ombro também. Então, sua recuperação durante o inverno foi bastante fenomenal. Ele realmente levou duas ou três corridas para se recuperar totalmente, e foi ótimo vê-lo vencer seu primeiro GP na Alemanha e obviamente a emoção que ele demonstrou após cruzar a linha de chegada.

Q: Mesmo com a penalidade de drive-through...
CH: Sim, mesmo com o drive-through. Efetivamente ele fez três paradas. Ele foi muito, muito rápido naquele dia e eu não acho que nada poderia impedir que ele vencesse aquele GP. Então foi ótimo vê-lo finalmente quebrar aquele tabu, e os dois pilotos trabalharam muito bem juntos. Temos sorte dentro da Red Bull que temos dois pilotos que tem uma ética de trabalho muito forte. Eles são ambos muito rápidos, e complementam um ao outro.

Q: Vocês tem planos a longo prazo com Sebastian Vettel. Ele é uma superestrela do futuro. Aonde Mark se encaixa nos planos? O que ele tem de fazer em 2010 para manter sua vaga no ano seguinte?
CH: Ele precisa fazer o que fez em 2009! Sua motivação é muito forte, ele está treinando muito duro e agora está de volta 100%. Ele teve sua última operação para remover alguns pinos de sua perna, o que o devolve completamente os movimentos de sua perna direita. Então ele está treinando muito forte e sua motivação é alta. Será interessante com a mudança das classificações também, principlamente sendo um Q3 sem as diferenças de peso e gasolina, provavelmente vai ser bom para ele. Tenho certeza que ele será muito competitivo nesta temporada.

Q: Em termos de sua dupla de pilotos, olhando para o futuro, o que você pensa sobre Kimi Räikkönen, que pode estar disponível em 12 meses?
CH: Acho que Kimi comprometeu seu futuro ao rali. Seu coração parece estar firmemente decidido pelo rali, ele está falando sobre sua preparação para sua campanha no rali neste ano e vai ser fascinante ver sua performance nessa área. Certamente, na situação oposta, quando testamos com Sébastien Loeb em Barcelona no final de 2008, ele se adaptou muito, muito bem. Será interessante ver como Kimi vai ir mas acho que seu foco está totalmente no rali, e nosso foco está muito em nossa dupla de pilotos para 2010.

Q: Kimi é um desses caras que desiste se o carro não está indo muito bem - e não sentimos isso com Sebastian Vettel ou Mark Webber. Eles são caras bem focados.
CH: É o que eu acho que foi mais impressionante com Sebastian ano passado. Ele nunca desistiu. Ninguém ficou mais desapontado do que ele no Brasil, porque ele nunca desistiu de acreditar que podia vencer o campeonato não importando quais eram suas adversidades - como as falhas de motores com as quais ele teve que lidar no ano passado. Ele continuou lutando e ele é uma força muito positiva, e acho que isso o valoriza. Ele é um competidor feroz e Mark também, como demonstrou com a sua recuperação de seu acidente.

Fonte: Autosport
Tradução: Fran

Sem comentários: