"O peso do piloto era importante na F1 por causa do KERS. Trabalhamos muito para que Kimi ficasse mais leve porque ele tinha 2-3kg a mais do que deveria após a introdução do KERS. Alguns pilotos maiores tiveram ainda mais dificuladades," disse Arnall à MTV3.
No rali, Räikkönen é pesado junto com Kaitsu.
"O peso mínimo é de 150kg. Estamos um pouco acima disso. Estamos mais ou menos onde deveríamos," disse Arnall.
"Pilotar rali é mais fácil para Kimi porque ele não tem que aguentar as mesmas forças G da F1. A posição de pilotagem é muito diferente então os músculos trabalham de forma diferente. Vamos mudar o treinamento de acordo com quais partes trabalham mais do que antes e quais trabalham menos," diz Arnall.
"No rali você senta mais no carro do que na F1, com notas de ritmo e transições. O carro de rali faz com que o piloto pule para cima e para baixo mais do que um carro de F1. Esse tipo de movimento prejudica a parte baixa das costas," continua Arnall.
Fonte: MTV3
Agradecimentos: Nicole e Anelise
Tradução: Fran
30 de janeiro de 2010
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