21 de janeiro de 2010

Conversas sobre o retorno de Kimi dividem a opinião da mídia

Steve Robertson, responsável dos assuntos contratuais, confirmou ao Turun Sanomat que Kimi Räikkönen vai decidir entre junho e julho se quer retornar às pistas da F1 ou continuar no WRC em 2011.

"No momento, Kimi está completamente dedicado a aprender o que precisa para ser competitivo com um carro de WRC o mais rapidamente possível", afirma Robertson.

"Kimi também deixou claro que ele só gostaria de voltar à F1 se puder pilotar um carro vencedor para que possa lutar pelo campeonato. É por isso que ele tem que decidir no meio da temporada, quando abrirem as melhores vagas.

"Neste momento é impossível estimar em qual direção Kimi vai querer ir. É claro que no momento ele está investindo tudo em sua carreira no rali," enfatiza Robertson.

A Red Bull já paga o salário de Räikkönen, então logicamente Kimi estaria ligado à Red Bull. A Red Bull tem um contrato para 2011 somente para Sebastian Vettel. Tanto a McLaren como a Mercedes têm contratos maiores com seus pilotos.

A BBC vai sentir a falta de Räikkönen

Aproveitei os dias de mídia da Ferrari para perguntar à imprensa mundial se acham que Räikkönen vai retornar à F1 ou se vai fazer uma carreira mais longa no rali.

O comentarista da BBC Jonathan Legard acredita que as chances são 50-50.

"É claro que vai depender primeiramente de como Kimi vai ir no rali durante o início da temporada. Se ele começar a ir bem imediatamente, provavelmente nunca mais o veremos em um carro de F1."

Esta temporada será imensamente interessante para a BBC, pois a McLaren tem dois campeões mundiais britânicos, Lewis Hamilton e Jenson Button.

"Mas se Kimi estivesse na F1, haveriam cinco campeões mundiais na categoria. Isso não ocorre há anos. Kimi tem muitos fãs no Reino Unido então se ele tivesse ficado na F1 teria aumentado ainda mais o interesse pelo esporte quando pensamos na BBC," lembra Legard.

Carlos Miguel, da revista espanhola AS, acredita que é certo que Kimi vai retornar à F1 já no ano que vem.

"Kimi só quer vencer e quando ele perceber que não vai lutar por vitórias no WRC este ano, a F1 vai se tornar interessante novamente pela metade da temporada. Acho que a Red Bull seria uma equipe ideal para ele também.

"Pessoalmente, eu gostaria de ter visto Kimi como companheiro de equipe na Ferrari. Quando penso nos méritos de Kimi como piloto, vejo que ele é o tipo de piloto que a F1 precisa desesperadamente," continua Miguel.

O rali, mais relaxante, vai levar ele embora

O repórter brasileiro veterano Livio Oricchio vai na direção oposta, tirando Räikkönen da história da F1 para sempre.

"A carreira de Kimi na F1 acabou, definitivamente. Tive uma chance de ver de onde ele veio na Finlândia e eu entendo seu meio cultural muito melhor desde então. As promoções obrigatórias da F1 eram uma agonia tão grande para Kimi que tenho certeza que ele não quer voltar a fazer isso.

"Acredito que Kimi vai se sentir em casa no mundo do rali. Além disso, o rali oferece a ele um desafio que a F1 não pode mais oferecer a ele já que nenhum piloto venceu o título de pilotos na F1 e no WRC," diz Oricchio.

Andrzej Borowczyk, repórter de TV da Polônia e que conhece de perto várias estrelas de rali finlandesas, acredita que Räikkönen vai gostar muito mais do rali.

"É muito mais relaxante lá e Kimi vai ver mais seus amigos e compatriotas. É óbvio que Kimi está iniciando agora um período de três anos no WRC. Você não pode se tornar um vencedor em menos tempo do que isso. Acho que Kimi vai ficar lá e a F1 acabou para ele.

O salário também significa algo

Benny Casadei Lucchi, da revista italiana Il Giornale, diz que a decisão de Räikkönen vai depender de questões financeiras.

"É óbvio que Kimi tem habilidades de pilotagem suficientes e motivação para retornar à F1. Mas quando o mercado financeiro inteiro da F1 está tremendo, cortes são feitos em todo lugar e os salários dos pilotos estão diminuindo, Kimi teria que aceitar uma renda muito menor.

"É impossível saber se ele quer retornar não importa qual a situação," diz o repórter italiano.

O repórter britânico Joe Saward está, como sempre, com seus próprios pensamentos.

"Kimi esteve na F1 por nove anos mas o homem ainda é um mistério total para mim. Foi uma surpresa que ele foi para o WRC mas é por isso que Kimi pode nos surpreender de novo e fazer o que for menos esperado dele - o que significa voltar para o grid com a Red Bull em 2011," diz Saward.

Fonte: Turun Sanomat
Tradução: Nicole (finlandês), Fran (inglês)

Sem comentários: