31 de janeiro de 2010

Rali Ártico da Lapônia 2010: Kimi Räikkönen, Rami Räikkönen e Mark Arnall falam



Agradecimento e tradução do finlandês: Nicole

Oskari Saari: Do Rali Ártico da Lapônia, a temporada no WRC vai se tornar extremamente interessante. Terá Hirvonen, terá Räikkönen e é claro aquele monstro do Loeb, mas agora vamos ver como vai ser o Rali Ártico da Lapônia.

Anette: Kimi Räikkönen apareceu na frente da mídia pela primeira vez como piloto do WRC na quinta-feira. O calmo Räikkönen falou sobre isso e aquilo mas assegurou que está no rali com intenções sérias.

Kimi: Bem, acho que eu não pilotaria se não estivesse interessado. Nunca houve um problema de interesse, senão eu teria me aposentado há muito tempo. Ninguém me força a nada e eu não tenho que fazer nada se não quiser. É claro que sempre tentamos dar o nosso melhor e ir o mais rápido possível mas eu tenho que ser realista, temos muito a aprender e isso não acontece tão rápido. Talvez seja mais fácil na F1, você pilota o mesmo carro na mesma pista então você sabe o que antecipar durante cada volta mas no rali há tantas coisas que mudam e você tem que tomar as decisões certas muito rápido. Vamos ver o que acontece.

Anette: O Rali Ártico da Lapônia começou na sexta-feira. O primeiro estágio foi uma história de sucesso para Räikkönen. Kimi foi o 2º mais rápido, apenas 5 segundos atrás de Sordo. No segundo estágio, as leis de Newton entraram em vigor quando a velocidade e a aderência não combinaram mais. Räikkönen ouviu a nota errado e o Citroën saiu da pista como um botão de uma camisa.

Kimi: Havia uma árvore da grossura de uma perna e demos de cara com ela, mas essas coisas acontecem, é por isso que viemos aqui, para aprender tudo. O tempo estava traiçoeiro, estava nevando e meus farois estavam muito altos e eu não conseguia ver nada. Todo tipo de coisa, em um estágio fomos muito longe e tivemos que voltar. Muito aconteceu mas é bom. É por isso que viemos aqui, para que pudéssemos estragar tudo o que podíamos e aprender disso.

Kaj Lindström: Viemos reto do pulo, apertando a curva 3, e Kimi chegou à curva e virou um pouco bruscamente demais e o carro não virou e ele disse: 'era a 5 não era?' e eu disse 'não, era a 3,' e ele mesmo admitiu que ouviu errado, entendeu errado... mas essas coisas acontecem e você tem que se acostumar a elas. Se você for conversar com qualquer outro você vai ouvir longas histórias sobre como isso simplesmente faz parte do rali.

Anette: Kimi não foi o único Räikkönen com má sorte neste rali. O irmão de Kimi, Rami, rodopiou três vezes com seu Fiat Grande Punto e este é o mesmo carro que Kimi pilotou em Jyväskylä ano passado.

Rami Räikkönen: Bem, não foi na curva 6.

Anette: Aparentemente você usou as notas do seu irmão do ano passado?

Rami: Sim. É claro que eu mesmo as chequei mas ainda tenho que aprender a fazer isso.

Anette: Conte-nos o que aconteceu, quantas vezes você rodou, etc.?

Rami: A velocidade era 172 km/h, e a frente rodopiou, espectadores disseram que rodei três vezes mas não tenho certeza.

Anette: O que aconteceu com seu nariz?

Rami: Acho que as janelas entraram no meu nariz.

Anette: Eles foram para o intervalo da noite com Dani liderando. Juha Salo era o segundo, Kimi o 74º e ele já tinha mais de uma hora de diferença para os líderes por causa de seu acidente. Mark Arnall também estava em Rovaniemi, ele trabalha com Kimi desde 2002. O treino físico para a F1 e o rali é quase semelhante. (continua em inglês...)

Fonte: YouTube - bigraikkonenfan5
Agradecimentos: Nicole, Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: