25 de janeiro de 2010

Frio Räikkönen pronto para 'gelar' no Rali Ártico

(Eu acho legal que as pessoas ADORAM "reciclar" notícias, escrevendo histórias "novas" mas utilizando citações anteriores... de qualquer forma, aqui vai mais uma, vale relembrar... hehe! :D)

O Campeão Mundial de F1 Kimi Räikkönen se prepara para se curvar oficialmente para seu novo empregador, Citroën, quando retorna à cena de sua estreia no rali 12 meses atrás - o Rali Ártico da Lapônia



Kimi Räikkönen vai fazer sua estreia competitiva na Citroën no Rali Ártico da Lapônia neste final de semana - e na celebrada casa do Papai Noel, o finlandês está esperando manter a cabeça fria enquanto as temperaturas caem para já esperados -20º e a luz do dia dura apenas cinco horas.

Räikkönen e seu co-piloto Kaj Lindström vão se juntar ao seu companheiro de equipe da Citroën C4 WRC Dani sordo e Marc Marti para o evento anual baseado em Rovaniemi, que vai ter duas pernas na sexta-feira, 29 de janeiro, e sábado, 30 de janeiro, cobrindo doze desafiadores estágios especiais num total de 214 km.

O rali baseado no Círculo Ártico - a rodada de abertura do Campeonato Finlandês de Rali - está sendo tratado pela Citroën Racing Technologies como uma oportunidade de preparação para o tradicional Rali da Suécia, gelado e abaixo de neve, uma quinzena mais tarde, marcando o início da campanha 2010 do Campeonato Mundial de Rali (WRC).

"Pude conhecer o C4 um pouco durante uma sessão de testes próximo ao workshop da Citroën Racing," reportou o Campeão Mundial de F1 de 2007, Räikkönen, que não conseguiu assegurar uma vaga de primeiro piloto no grid de grandes prêmios neste ano e comprometeu seu futuro ao WRC, pelo menos a curto prazo.

"Este rali é uma oportunidade muito boa para mim, para trabalhar com a equipe em condições competitivas e continuar minha curva de aprendizado com o carro. Participei deste rali no ano passado com Kaj, e como a rota é essencialmente a mesma eu acho que isto pode nos ajudar um pouco."

Doze meses atrás, de fato, o finlandês terminou em 13º atrás do volante de um Abarth Grande Punto S2000 preparado pela Tommi Mäkinen Racing, em sua estreia no Rali Ártico da Lapônia. Tanto ele como Sordo estarão claramente esperando ir melhor desta vez.

"O tempo tem se arrastado um pouco desde o início de outubro, então estou muito ansioso para iniciar um rali novamente," confessou o espanhol, que não compete há três meses, desde que assegurou o terceiro lugar na classificação final de pilotos no WRC, atrás de seu companheiro de equipe recordista da Citroën, Sébastien Loeb e de seu rival da Ford e vencedor do rali de Monte Carlo na semana passada, Mikko Hirvonen.

"Até agora só participei de cinco eventos na neve e no gelo. Acumular mais alguns quilômetros nessa superfície especial antes da Suécia vai aumentar minha experiência nestas condições.

"Adoro pilotar no gelo, mas acho que eu ainda preciso melhorar um pouco para poder desafiar os pilotos de ponta de eventos de neve. Só há um rali de inverno no calendário do WRC neste ano, e pretendo estar o mais preparado possível!"

"Esta experiência será tão útil à equipe toda quanto às equipes individuais de apoio dos pilotos," concluiu Benoît Nogier, chefe da equipe Citroën Racing Technologies. "Kimi vai pilotar um C4 WRC de especificações idênticas ao que ele vai pilotar durante a temporada. Da mesma forma, a equipe técnica em Rovaniemi vai permanecer trabalhando em seu carro pelo resto do ano."

Fonte: Crash.net
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: