A indústria automotiva da Suécia está vivendo sua temporada mais difícil no meio da crise financeira global. Eles também não têm sido a maior atração do rali.
No meio deste infortúnio, os organizadores do Rali da Suécia receberam um fax confirmando que Kimi Räikkönen vai participar - na terça-feira, que era o prazo limite para a inscrição.
"Um superfax que o Rali da Suécia amou - Räikkönen vai participar do rali!", foi a manchete no dia seguinte na revista Nya Wermlands-Tidningen em Karlstad, sede do rali.
"Os carros da Suécia - e especialmente o rali como um esporte não poderiam estar melhores agora que o campeão de F1 Kimi Räikkönen vai participar do Rali da Suécia nas estradas de inverno de Värmland," diz o campeão de rali sueco Björn Waldegård, resumindo seus sentimentos para o TS.
Um campeão mundial que alimenta veados
Björn Waldegård, hoje com 67 anos, se tornou campeão no ano de 1979. Somente um outro sueco conquistou a mesma glória - Stig Blomqvist, em 1984.
Hoje em dia, Waldegård alimenta veados na floresta em sua fazenda em Roslagen, Norrtälje's Rimbo, durante seu tempo livre. Mas como Blomqvist, Waldegård também participa ativamente do rali, como comentarista de rali na Eurosport. No momento, Waldegård está ocupado com o rali Dakar.
"Também vou participar do Rali da Suécia com um carro zero. Eu abro as etapas rápidas e supervisiono a audiência para que tenham a maior segurança possível. Tenho feito este trabalho por 15 anos já.
"Nunca conheci Kimi Räikkönen, mas vou procurá-lo no Rali da Suécia para conversar com ele," diz Waldegård.
Kimi vai reviver o esporte do rali
De acordo com Waldegård, Räikkönen vai devastar efetivamente o preconceito que acha que a F1 deve ser algo maior do que o rali na glória do esporte a motor.
"O rali é uma parte fantástica do esporte a motor. E agora que Kimi Räikkönen está vindo para correr na Suécia, é algo muito melhor," ele diz.
De acordo com Waldegård, a participação de Räikkönen vai reviver o esporte do rali, que de acordo com ele não está em sua melhor forma hoje.
"Muito tem a ver com a falta de competitividade que também tem a ver com a saída de Marcus Grönholm há alguns anos. Mas ele também ama o Rali da Suécia e vai pilotar lá com Räikkönen," diz Waldegård.
"É completamente fantástico que dois pilotos esportivos finlandeses - espero que perdoem minha expressão - amem a Suécia neste caso quase mais do que a Finlândia," diz Björn Waldegård.
A pilotagem está muito próxima na Suécia hoje em dia
Björn Waldegård não desaprova o fato de que a Suécia não tem sido capaz de produzir mais pilotos com qualidade para o WRC nos últimos anos.
"Pelo contrário, quero parabenizar a Finlândia por sua habilidade de produzir novos pilotos o tempo todo. Não sei exatamente o porquê de ser assim, mas apenas posso dizer que o rali é algo muito grandioso na Finlândia.
"Talvez seja mais fácil encontrar patrocínio na Finlândia. É quase impossível para um piloto sueco encontrar o apoio necessário para chegar ao topo no rali.
"Parabéns, Finlândia! De verdade," diz Waldegård.
Björn Waldegård sabe do que está falando.
"Fui companheiro de equipe de Hannu Mikkola e Ari Vatanen. Frequentemente eu participava do rali em Jyväskylä. De qualquer forma, o país mais importante no qual corri foi o Quênia e é um rali "safári", que era o meu favorito e que hoje pertence à tão famosa classe de ralis clássicos. Participei com meu filho Mathias em 2007. Vencemos, o que foi emocionalmente falando algo gigantesco."
Waldegård diz reconhecer o quanto a indústria automobilística foi afetada com a crise financeira mundial.
"Seria uma infelicidade muito grande se estivéssemos presenciando o princípio do fim da indústria automotiva sueca," resume Waldegård.
Fonte: Turun Sanomat
Tradução: Nicole (finlandês), Fran (inglês)
19 de janeiro de 2010
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