
Heikki Kovalainen admitiu que espera que a equipe McLaren, que ele deixou no inverno, vai 'trabalhar ao extremo' para providenciar ao novo campeão Jenson Button a oportunidade de mantê-lo na ponta em 2010.
Falando em uma entrevista à Reuters, o finlandês se recusou a falar mal de seu empregador anterior e disse que sabia que Button seria bem-vindo em Woking, mas admitiu saber os motivos pelos quais sua permanência ao lado de Lewis Hamilton não o deu as performances vitoriosas que esperava.
"Analisei muito eu mesmo e com as pessoas ao meu redor, com minha família e com todo mundo," comentou o recruta da Lotus F1. "Tentamos muito com a McLaren até o final do meu tempo lá, [mas] não deu certo. Não quero entrar muito nos motivos, não tem porquê, [mas] acho que sei porque não deu certo para mim. Agora estou começando de outro lugar e vamos ver como vai ser."
Após ter dificuldades inicialmente na Renault, muitos viram a mudança para a McLaren - num contrato de troca com Fernando Alonso - permitiria a Kovalainen redescobrir sua forma que o fez o principal rival de Nico Rosberg no campeonato inicial da GP2. Contudo, após ter somente uma vitória isolada por causa da sorte no GP da Hungria em 2008, o finlandês ficou restrito por um MP4-24 não competitivo no início de 2009, e nunca realmente aproveitou ao máximo as melhoras que transformaram o carro conforme o ano progrediu. Hamilton, ao mesmo tempo, conquistou duas vitórias e fez mais pontos do que os pilotos da frente durante o último terço da temporada.
"Se eu retornasse no tempo, ainda assim iria para a McLaren, sem dúvida - mas faria as coisas de forma muito diferente," disse Kovalainen. "Acho que não pude tirar tudo da equipe, [mas] estou fazendo diferente na Lotus e meu objetivo é conseguir 100 por cento da equipe o tempo todo. Para mim, é só um novo capítulo em minha carreira e acho que estou em muito boa forma.
"O primeiro chassis chegou e todo mundo está construindo. O motor já está aqui, então há muito mais gente trabalhando aqui comparado à uma semana e meia atrás quando estive aqui da última vez. Tudo parece muito positivo.
"Todo mundo está trabalhando muito, porque vai ser atribulado até o primeiro teste a primeira corrida - será muito agitado. Para mim, parece que tudo está progredindo realmente muito bem. Parece fantástico. Não espero que seja um foguete no início, mas o carro está ficando muito legal - as pessoas vão ficar surpresas.
"Espero algumas dificuldades, especialmente na primeira metade da temporada, mas tenho que passar por isso. Acho que temos muito potencial e é por isso que resolvi me juntar à equipe. Acho que, a longo prazo, aqui pode ser um lugar muito bom para mim."
Enquanto Kovalainen espera pelo lançamento oficial da primeira máquina da Lotus desde 1994, sua equipe anterior revelou o carro que ela espera vá carregar Hamilton ou seu novo recruta - e campeão mundial de 2009 - Jenson Button ao título em 2010.
"Não sei como vai ser [para Jenson], a única coisa que posso dizer é que ele vai encontrar uma equipe carinhosa e muito profissional," disse o finlandês, "Tenho certeza que estarão muito motivados e vão trabalhar o máximo possível para ele. É o que ele vai descobrir, mas se vai dar certo para ele, eu não sei."
Kovalainen tem sido um visitante regular na base da Lotus F1 em Hingham, e recentemente ele tirou um tempo para aparecer na casa da Lotus Cars para conhecer a família Lotus e escolher a tinta para seu Evora personalizado.
O finlandês fez um tour das instalações de produção ontem [quinta-feira], e testou o Evora na pista própria de testes da Lotus antes de fazer um tour especial dos workshops da Equipe Lotus Clássica com Clive Chapman, filho do fundador da Lotus, Colin. O tour era mergulhado de história sobre a Lotus e incluiu alguns dos carros de F1 que ajudaram a conquistar 79 vitórias em GPs, sete títulos de construtores e seis campeonatos de pilotos, incluindo o icônico Tipo 72 de Emerson Fittipaldi.
"Foi uma honra conhecer Clive Chapman e aprender mais sobre seu lendário pai e ver os carros clássicos de F1 da Lotus," admitiu Kovalainen, "Estou realmente ansiioso para pilotar um dos carros JPS e talvez volte à Lotus novamente logo para pilotar o Tipo 72!"
O finlandês de 28 anos também ficou impressionado com o Evora, uma versão personalizada que ele espera possuir o quanto antes.
"O Evora era tudo o que eu esperava - a Lotus é famosa por carros esportivos fantásticos e o Evora não me decepcionou," ele disse, "A razão potência/peso dá ao carro uma sensação de carro de corrida e me permitiu realmente levar o carro ao máximo na pista. Curti cada volta e me diverti andando de lado!
"O dia todo foi ótimo. Eu fiquei realmente empolgado de ver tantas pessoas felizes e motivadas e o apoio dos trabalhadores da Lotus é bastante apreciado; eu realmente tive um gosto da paixão que as pessoas têm pela marca Lotus. Eu realmente quero agradecer a todos por um dia ótimo."
"O grupo Lotus tem muito orgulho de seu pedigree de corridas e estamos todos muito empolgados em dividir nossa história com Heikki," adicionou o presidente da cia Dany Bahar, "É nossa honra dar as boas-vindas a Heikki para o Grupo Lotus, e desejamos a ele e à equipe Lotus F1 Racing todo o sucesso para a temporada 2010.
"Nos orgulhamos dos carros esportivos que produzimos em Hethel, e a visita de Heikki foi uma grande oportunidade de exibir os carros vencedores de múltiplos prêmios que produzimos e as instalações do nicho de produção avançado em Hethel."
Fonte: Crash.net
Tradução: Fran
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