29 de janeiro de 2010

Kovalainen: sei porque não deu certo na McLaren

O novo recruta da Lotus Heikki Kovalainen espera que a McLaren vai se superar na tarefa de apoiar tanto Jenson Button como Lewis Hamilton, apesar de não ter tido sucesso na equipe com base em Woking



Heikki Kovalainen admitiu que espera que a equipe McLaren, que ele deixou no inverno, vai 'trabalhar ao extremo' para providenciar ao novo campeão Jenson Button a oportunidade de mantê-lo na ponta em 2010.

Falando em uma entrevista à Reuters, o finlandês se recusou a falar mal de seu empregador anterior e disse que sabia que Button seria bem-vindo em Woking, mas admitiu saber os motivos pelos quais sua permanência ao lado de Lewis Hamilton não o deu as performances vitoriosas que esperava.


"Analisei muito eu mesmo e com as pessoas ao meu redor, com minha família e com todo mundo," comentou o recruta da Lotus F1. "Tentamos muito com a McLaren até o final do meu tempo lá, [mas] não deu certo. Não quero entrar muito nos motivos, não tem porquê, [mas] acho que sei porque não deu certo para mim. Agora estou começando de outro lugar e vamos ver como vai ser."

Após ter dificuldades inicialmente na Renault, muitos viram a mudança para a McLaren - num contrato de troca com Fernando Alonso - permitiria a Kovalainen redescobrir sua forma que o fez o principal rival de Nico Rosberg no campeonato inicial da GP2. Contudo, após ter somente uma vitória isolada por causa da sorte no GP da Hungria em 2008, o finlandês ficou restrito por um MP4-24 não competitivo no início de 2009, e nunca realmente aproveitou ao máximo as melhoras que transformaram o carro conforme o ano progrediu. Hamilton, ao mesmo tempo, conquistou duas vitórias e fez mais pontos do que os pilotos da frente durante o último terço da temporada.

"Se eu retornasse no tempo, ainda assim iria para a McLaren, sem dúvida - mas faria as coisas de forma muito diferente," disse Kovalainen. "Acho que não pude tirar tudo da equipe, [mas] estou fazendo diferente na Lotus e meu objetivo é conseguir 100 por cento da equipe o tempo todo. Para mim, é só um novo capítulo em minha carreira e acho que estou em muito boa forma.

"O primeiro chassis chegou e todo mundo está construindo. O motor já está aqui, então há muito mais gente trabalhando aqui comparado à uma semana e meia atrás quando estive aqui da última vez. Tudo parece muito positivo.

"Todo mundo está trabalhando muito, porque vai ser atribulado até o primeiro teste a primeira corrida - será muito agitado. Para mim, parece que tudo está progredindo realmente muito bem. Parece fantástico. Não espero que seja um foguete no início, mas o carro está ficando muito legal - as pessoas vão ficar surpresas.

"Espero algumas dificuldades, especialmente na primeira metade da temporada, mas tenho que passar por isso. Acho que temos muito potencial e é por isso que resolvi me juntar à equipe. Acho que, a longo prazo, aqui pode ser um lugar muito bom para mim."


Enquanto Kovalainen espera pelo lançamento oficial da primeira máquina da Lotus desde 1994, sua equipe anterior revelou o carro que ela espera vá carregar Hamilton ou seu novo recruta - e campeão mundial de 2009 - Jenson Button ao título em 2010.

"Não sei como vai ser [para Jenson], a única coisa que posso dizer é que ele vai encontrar uma equipe carinhosa e muito profissional," disse o finlandês, "Tenho certeza que estarão muito motivados e vão trabalhar o máximo possível para ele. É o que ele vai descobrir, mas se vai dar certo para ele, eu não sei."

Kovalainen tem sido um visitante regular na base da Lotus F1 em Hingham, e recentemente ele tirou um tempo para aparecer na casa da Lotus Cars para conhecer a família Lotus e escolher a tinta para seu Evora personalizado.

O finlandês fez um tour das instalações de produção ontem [quinta-feira], e testou o Evora na pista própria de testes da Lotus antes de fazer um tour especial dos workshops da Equipe Lotus Clássica com Clive Chapman, filho do fundador da Lotus, Colin. O tour era mergulhado de história sobre a Lotus e incluiu alguns dos carros de F1 que ajudaram a conquistar 79 vitórias em GPs, sete títulos de construtores e seis campeonatos de pilotos, incluindo o icônico Tipo 72 de Emerson Fittipaldi.


"Foi uma honra conhecer Clive Chapman e aprender mais sobre seu lendário pai e ver os carros clássicos de F1 da Lotus," admitiu Kovalainen, "Estou realmente ansiioso para pilotar um dos carros JPS e talvez volte à Lotus novamente logo para pilotar o Tipo 72!"

O finlandês de 28 anos também ficou impressionado com o Evora, uma versão personalizada que ele espera possuir o quanto antes.

"O Evora era tudo o que eu esperava - a Lotus é famosa por carros esportivos fantásticos e o Evora não me decepcionou," ele disse, "A razão potência/peso dá ao carro uma sensação de carro de corrida e me permitiu realmente levar o carro ao máximo na pista. Curti cada volta e me diverti andando de lado!

"O dia todo foi ótimo. Eu fiquei realmente empolgado de ver tantas pessoas felizes e motivadas e o apoio dos trabalhadores da Lotus é bastante apreciado; eu realmente tive um gosto da paixão que as pessoas têm pela marca Lotus. Eu realmente quero agradecer a todos por um dia ótimo."


"O grupo Lotus tem muito orgulho de seu pedigree de corridas e estamos todos muito empolgados em dividir nossa história com Heikki," adicionou o presidente da cia Dany Bahar, "É nossa honra dar as boas-vindas a Heikki para o Grupo Lotus, e desejamos a ele e à equipe Lotus F1 Racing todo o sucesso para a temporada 2010.

"Nos orgulhamos dos carros esportivos que produzimos em Hethel, e a visita de Heikki foi uma grande oportunidade de exibir os carros vencedores de múltiplos prêmios que produzimos e as instalações do nicho de produção avançado em Hethel."


Fonte: Crash.net
Tradução: Fran

Sem comentários: