29 de janeiro de 2010

Q & A com Button e Hamilton

A McLaren revelou seu competidor de 2010, o MP4-25, com altas esperanças de que seja o carro a ser batido neste ano.

A equipe terá uma dupla de pilotos estelar em Jenson Button e Lewis Hamilton para lutar no desafio.

A Autosport ouviu a dupla de pilotos durante o lançamento do novo carro.


Q: Jenson, está ansioso pela temporada?
Jenson Button: Tem sido um janeiro bastante atribulado para me certificar que eu realmente me sinta parte desta equipe. Mudar para uma equipe nova é sempre difícil e é uma grande mudança e a gente luta contra mudanças um pouco. Mas eles realmente me fizeram sentir bem-vindo e tem sido uma atmosfere realmente boa. É legal ver o carro finalmente pronto. Estou ansioso pela temporada. Não queremos nos empolgar demais ainda. Temos muitos testes à nossa frente, muito trabalho duro antes que cheguemos na primeira corrida. Estou empolgado, mais empolgado do que nunca chegando a uma temporada nova. É um desafio enorme para mim e estou muito ansioso.

Q: Lewis, você frequentemente disse que Michael Schumacher é um homem com quem você gostaria de correr novamente. Você acha que Michael é o homem a ser batido nesta temporada?
Lewis Hamilton: Não acho que eu tenha dito isso na verdade - acho que se você ler as reportagens eu disse que sempre quis correr com o Ayrton. Cresci assistindo à F1, e quando cheguei aqui pensava que teria a chance de correr contra Michael mas ele saiu. Tive a chance de estar na mesma pista com ele em alguns dias, o que foi um prazer de ver, a Ferrari de Michael Schumacher saindo dos pits na minha frente. Foi muito legal. Agora estar no mesmo grid com ele, vê-lo no retrovisor ou na frente, vai ser muito especial. Para mim vai ser uma experiência ótima.

Q: Quão difícil vai ser para vocês correr contra uma equipe de um homem só como todos esperam que seja a Mercedes neste ano?
JB: Espero que não seja o caso e tenho certeza que Nico e Michael esperam que não seja o caso, se é sobre esta equipe que você está falando. A Fórmula 1 é um esforço de equipe e você precisa que os dois pilotos trabalhem juntos para melhorar o carro. Se você faz sozinho não vai funcionar. Não acho que nenhum dos pilotos neste grid escolheria o papel de ser o número dois. Não vejo isso acontecendo e não acho que será o caso neste ano.

Q: Jenson, como você acha que sua rivalidade com Lewis vai afetar o seu trabalho?
JB: Para nós, como eu continuo dizendo, é muito importante trabalhar juntos como uma equipe, caso contrário não haverá um campeão de F1 britânico no final do ano. Para nós, trabalhar em equipe é essencial, trabalhando juntos e aprendendo um com o outro. Temos tanta experiência de trabalhar na F1, positivos e negativos, ambos já estivemos em situações diferentes. Veremos no final do ano o que acontece, e quem fez um trabalho melhor após estas 19 corridas. Não é útil pensar tão longe, será um grande erro, você tem que pensar no agora e em como podemos fazer este carro o mais rápido possível.
LH: Não acho que nenhum de vocês deve esquecer que ele é o campeão mundial e é bem-vindo nesta equipe. Não acreditem em tudo o que leem.

Q: Lewis, você sentirá falta do KERS nesta temporada?
LH: Não, realmente não. Não me importo se temos ou não. Poderia ser melhor não tê-lo porque o carro seria muito melhor de pilotar.
JB: Para mim, pilotar sem o KERS em 2009 foi frustrante, porque você tinha que mudar a estratégia para ver o que os outros fariam. E se eles largavam logo atrás de você na primeira curva você não ia conseguir manter o primeiro lugar. Estou feliz que vai ser igual para todo o grid e isso é importante, se todos têm o KERS é um sistema ótimo e o motivo de termos o sistema mas não se é só em algumas equipes.


Q: Jenson, você acredita que a Mercedes será mais forte neste ano?
JB: Primeiramente, acho que eles serão fortes em 2010. Eles foram os campeões mundiais e fomos campeões mundiais juntos em 2009, não acho que eles estarão no fim do grid, quer seja tão competitivo quanto 2010 ou mais competitivo, ninguém sabe quem vai estar na frente. Eles estarão lá, ou pelo menos perto da frente. Para mim, tive um ótimo relacionamento com a equipe e decidi mudar de equipe porque queria um novo desafio. Quando você vence o campeonato, você conquistou seu sonho e sua meta inicial, e depois disso fiquei pensando, e agora para onde vou? A decisão foi a mudança para a McLaren, e encarar este novo desafio. Isto realmente me motivou, vou para esta temporada muito mais empolgado do que em qualquer outra temporada que estive na Fórmula 1. Me tornei uma pessoa muito mais forte e um pilogo mais forte com o que aconteceu no ano passado. Já estou trabalhando com a equipe. Há algumas áreas nas quais eu nunca trabalhei antes. Quando chegarmos à primeira corrida, vou ter certeza que estou 100 por cento pronto. Não quero nenhuma desculpa. A primeira corrida no Bahrain é uma corrida na qual estou ansioso para ser competitivo.

Q: No final da temporada passada, Heikki disse que estava um pouco chateado porque ele sempre estava alguns passos atrás em termos de desenvolvimento do carro. Lewis já está aqui há quatro anos, Jenson, você é o atual campeão mundial, quem vai receber as primeiras atualizações no desenvolvimento do carro?
LH: Preciso corrigi-lo, porque este nunca foi o caso, salvo uma corrida onde os caras da fábrica trabalharam por 36 horas para instalar alguns dos componentes e infelizmente não conseguiram colocar dois. Na corrida, eles o colocaram em meu carro, mas naquele momento eu era o número um e de uma corrida para outra não é o caso. Jenson é o número um este ano e com certeza ele vai receber primeiro e eu logo depois. Mas no fim do dia, eles estão fazendo o seu melhor para assegurar que nós dois tenhamos os mesmos componentes. Só aconteceu uma vez, então não sei de onde veio o resto do que você falou.

Q: O que vocês acham sobre largar com o carro muito mais pesado por causa da gasolina neste ano?
JB: É algo que precisamos testar. Sabemos que vai estar pesado e que será mais difícil de parar o carro, mas é por isso que estamos testando. Os testes serão muito, muito importantes para o começo do ano. Não é só o pneu dianteiro mais estreito, o que obviamente prejudica a aderência dianteira, temos também o carro pesado por causa do combustível e isso é algo com o qual teremos de fazer muitos testes. 150-160kg é uma diferença gigante comparado com o que estamos acostumados, que é menos de 100kg em todos os anos que corri. É uma nova experiência, é algo que temos trabalhado até no simulador mas estaremos trabalhando muito nisso durante o próximo mês.

Q: Há algum circuito em particular que estão esperando com ansiedade neste ano?
LH: Estou ansioso para ver a Coreia porque é um novo circuito. Adoro todas as corridas, pessoalmente.
JB: Há alguns circuitos que já sabemos que vão ter mudanças. Silverstone será um pouco diferente - não sei até que ponto. O Bahrain terá uma nova seçãozinha que espero que torne a corrida ainda melhor lá, então há algumas coisas novas para aprender. Parece que todo ano tem um circuito novo, o que é bom, dá novos desafios.

Q: Já treinaram com o novo carro no simulador? Como é?
LH: Estamos lá o tempo todo, tentando ao máximo para aprender o carro. Ele parece bom no simulador mas não sabemos como serão os pneus então não temos toda a informação. Podemos tentar adivinhar como os pneus vão se comportar, mas quando chegarmos ao primeiro teste vamos descobrir com certeza, levar a informação e colocá-la no simulador.

Q: Esta será uma temporada mais empolgante na F1? Vocês acham que pode ser a mais competitiva da história?
JB: Acho que faz um bom tempo que tivemos quatro campeões mundiais correndo, e há muita gente muito talentosa na F1 no momento, muitas novas equipes chegando, então é uma temporada empolgante. Espero que todos a vejamos assim, espero que todos a vejamos como possivelmente a mais empolgante temporada de F1 que já vimos. Espero que vamos ter uma grande base de fãs neste ano porque vamos fazer um bom show.

Q: Você disse que correr contra Lewis é um desafio, e muitas pessoas têm sido céticas sobre suas chances. Como você se sente com relação a isso, e quais efeitos você acha que as mudanças de regulamento terão em sua batalha?
JB: Quando fiz a mudança não pensei nas mudanças de regulamento, pensei no novo desafio, algo que é empolgante, você sempre tem que procurar novos desafios em sua vida. Quando conquistei o campeonato mundial ano passado, senti que mudar para uma equipe nova, uma que tinha tanta experiência na Fórmula 1, e com Lewis estando aqui tendo vencido um campeonato, achei que era o melhor lugar para estar nesta temporada. Ninguém sabe quem estará no topo em nenhuma equipe, e é por isso que vamos competir - para lutar e descobrir. Depois de 19 corridas, veremos quem fez o melhor trabalho. Por agora, temos que trabalhar juntos e vamos ajudar a construir esta equipe para nós e esperamos que melhoremos o carro durante a temporada melhor do que qualquer um. Este é nosso objetivo no momento.

Q: As pessoas estão empolgadas com a batalha Anglo-Alemã entre a McLaren e a Mercedes GP, o que vocês pensam disso?
LH: Nâo acho que é desta forma que vemos isso e não é a forma que nossa equipe olha para isso. Temos grandes parceiros e em nossa equipe temos pessoas de mais de 25 nacionalidades diferentes, então é uma equipe realmente internacional. Obviamente, é ótimo ter dois britânicos aqui, mas todos trabalhamos juntos para fazer o carro e a equipe. Estamos correndo internacionalmente, então não vejo isso como um esporte de nacionalidades, é um esporte internacional. Não concordo com tudo o que tem sido dito, mas com certeza vamos fazer o melhor trabalho que pudermos.

Q: Lewis, você teve uma temporada difícil na equipe em 2007 e Kimi Räikkönen conseguiu bater você e Alonso para o título. O que você pode fazer diferente para evitar uma reprise daquela situação neste ano?
LH: Tudo que posso dizer é que acho que podemos trabalhar mais juntos. Em 2007, talvez em alguns casos não tenhamos trabalhado juntos bem o suficiente e não trabalhamos juntos para a equipe. Acho que nós dois entendemos que precisamos trabalhar juntos para empurrar a equipe para a frente, mesmo querendo vencer um ao outro, queremos chegar ao final do ano vencendo o Campeonato de Construtores e com um de nós sendo o vencedor do Campeonato de Pilotos. Acho que nós dois entendemos assim.

Q: Jenson, você tem mais alguma coisa a provar?
JB: Acho que vencer o campeonato mundial e ser o melhor do mundo naquela temporada é o que estamos todos aqui para fazer. Quando você tem oito anos e você olha para os pilotos de Fórmula 1 e um se torna campeão mundial, é isso que você quer conquistar - você pensa 'eu quero me tornar campeão mundial'. É exatamente isto o que eu conquistei em 2009. Este ano, como eu disse, tenho procurado outro desafio e é exatamente isto que tenho em minhas mãos. Venho para a temporada empolgado com a nova temporada mas não procurando provar nada a ninguém. Não preciso fazer isso, não tenho que provar nada a mim mesmo. Estou muito feliz com onde estou na minha vida agora. Estou na melhor posição que poderia estar. Tenho a experiência de vencer o campeonato mundial em 2009, o que aumenta sua confiança, ganhei muita experiência, e como pessoa me tornei muito mais confiante do que na temporada passada. Chego a este ano na melhor posição que poderia estar.

Fonte: Autosport
Agradecimento: Amanda
Tradução: Fran

Sem comentários: