21 de janeiro de 2010

"Cinquenta-sessenta" são as chances de Kimi permanecer no rali

Vivemos momentos empolgantes nas vésperas do início da temporada da F1. Quatro campeões correm na categoria ao mesmo tempo. Um quinto poderia ter corrido se não fosse o fato de Kimi Räikkönen ter decidido pular para as disputas do rali.

A última vez que vimos cinco campeões durante a mesma temporada foi em 1970, quando Jack Brabham, Graham Hill, John Surtees, Deny Hulme e Jackie Stewart estavam no grid. Os dois próximos campeões - Jochen Rindt e Emerson Fittipaldi - correram naquele ano como companheiros de equipe na Lotus.

Pela sua idade, Räikkönen poderia muito bem ter continuado na F1. Pelo menos cinco pilotos que têm contratos são mais velhos que Kimi.

Nenhum rali ou teste de F1 foi feito até agora, então a visão de Räikkönen para continuar está completamente escondida sob a névoa do inverno. As chances para um e para outro podem ser expressas usando a expressão de um amigo de Räikkönen, "cinquenta-sessenta".

Como se sabe, as regras sobre testes na F1 são muito restritas. Os testes livres não ajudam Räikkönen, que se mudou para o rali. Até agora, ele só pilotou um teste com o carro Citroën C4 WRC. Kimi vai ter que fazer seu aquecimento de verdade para a temporada no WRC no Rali Ártico, que começa em uma semana em Rovaniemi.

Vamos ter algum tipo de referência do ritmo de Räikkönen, já que a Citroën também mandou o segundo piloto de sua primeira equipe, Dani Sordo, para o mesmo rali. Sordo poderá praticar na neve e Räikkönen poderá testar seu ritmo contra um carro de WRC semelhante em estradas que já são familiares para ele, do inverno passado.

Recentemente, os ases finlandeses da Ford, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, deram um prognóstico da margem de derrota de Räikkönen. De acordo com eles, Räikkönen vai estar entre 6 a 12 minutos atrás dos líderes em todos os ralis.

Se uma diferença dessas continuar por muito tempo, é um fato certo que a ideia de retornar à F1 vai entrar de novo no subconsciente de Räikkönen. Michael Schumacher retornou após três anos e incendiou o mundo da F1 somente com seu anúncio.

Räikkönen não vai perder sua velocidade da F1 mesmo se ficar no rali por dois ou três anos. Mas quanto mais tempo ele ficar nos caminhos do rali, mais certo é que o GP de Abu Dhabi em novembro foi sua última marca da F1.


Fonte: Turun Sanomat
Tradução: Nicole (finlandês), Fran (inglês)

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