19 de janeiro de 2010

Kimi: "Eu não me fechei para a F1".

Depois do primeiro teste com o Citroën C4 WRC, Räikkönen reencontrou a palavra. Revela quais são suas ambições e seus projetos.



Kimi Räikkönen fala! Acostumados com os resmungos e levantadas de ombro do ex-ferrarista, sentir-lo alegre, entusiasmado mesmo, "quase" um falante absoluto não surpreende pouco.
Talvez seja o seu novo ambiente, o rali, que fez um milagre. Ou talvez são os resultados do primeiro teste com seu novo carro , Citroën C4 WRC, como se tivesse encontrado subitamente sua casa. Será que será, mas o fato é que Kimi parece transformado.E não esquiva de nossas perguntas, que não se limitaram ao rali, ampliamos um pouco de tudo os argumentos.


-Kimi que pensa do C4 depois de seu primeiro teste? O quê achou?: No fundo era a primeira vez em definitivo que pilotava um carro do mundial de rali...
O carro é muito bom. Estabeleci rapidamente um ótimo feeling e me impressionou como reagiu aos ajustes.
Certamente parece diferente de qualquer outro carro de rali que já pilotei! Também não conhecia, mas gostei, me diverti e aprendi um monte de coisa.


- Todos os especialistas perceberam que seu principal problema é a falta de conhecimento dos percursos,será que aprenderá a escutar o navegador e estabelecer com ele um correto sistema de planejamento das notas...
Estou aprendendo constantemente a respeito das notas, estou trabalhando duro com Kaj(Lindstrom, ex- navegador de Tommi Makinen que acompanha Räikkönen em sua aventura ralística como uma sombra n.d.r.) Ele tem muita experiência e conhecimento por isso é de grande ajuda.É fundamental ter notas corretas e sou particularmente feliz de ter Kaj ao meu lado, que me ajuda e dá muita segurança.


"Só passei para o Rali porque a Red Bull me fez uma boa oferta mas não virei as costas para a fórmula 1. Em junho decidirei o que vou fazer".


-O quê espera da temporada mundial que começará com o Rali da Suécia? Acha que pode apostar logo na vitória ou a sua temporada será destinada a fazer experiência?
Estou me preparando de acordo com aquele que será o maior desafio para mim. Não tenho nenhuma experiência em mundiais de Rali... Naturalmente aposto sempre na vitória, porém neste caso é necessário ser realista: Não há maior objetivo de fazer o meu melhor. Deixaremos pra ver aonde chegarei no final da temporada.


-Depois das primeiras investidas que pensa Kimi Räikkönen como piloto de Rali?
É melhor perguntar aos outros sobre as minhas performances.


-Há algum modelo para seguir entre os grandes pilotos de Rali de hoje e de ontem?
Não, não há um modelo para seguir. Porém respeito e tenho consideração pelos principais pilotos de Rali na mesma proporção que tenho pelos melhores da Fórmula1.


-Que tipo de oportunidade representa para o Rali a participação de Kimi Räikkönen e poderia ocasionar a de Valentino Rossi?
Para a categoria seria ótimo. Eu gostaria muito de ver Valentino correr na WRC.


- A pergunta que todos fazem: Porque passou da fórmula 1 para o Rali?
Eu sempre estive interessado em competir no Mundial de Rali em um certo ponto da minha carreira, foi dada uma oferta e uma ótima oportunidade da Red Bull. Porque não aceitar?


- É sua escolha definitiva ou pode ser que um dia veremos de novo na fórmula 1? Fernando Alonso declarou no encontro da Ferrari em Madonna di Campiglio que você é um talento natural e que é uma pena ter o visto ir embora...
Eu não fechei as portas para a fórmula 1. Eu me dediquei nove anos da minha vida a esta disciplina e tenho realmente ótimas recordações. Tomarei uma decisão até a metade desse ano. Então decidirei se vou permanecer correndo no Rali ou voltarei aos Grandes Prêmios.


Fonte: AutoSprint(Itállia)
Agradecimento: _TaniaS_ @ OF

1 comentário:

Amanda disse...

Aeeeeeeeee!!!!!!!!!
Mandou bem no italiano, Anelise!!!!

Grazie mille!