17 de dezembro de 2009

Reportagem da Autosprint - Continuação...

O que pensam os pilotos sobre a ida de Kimi para o rali?

Ogier, o companheiro de equipe

Revelação da temporada 2008, quando venceu o JWRC (Mundial de Rali Junior) em sua estreia e impressionou em Gales com o WRC. Dentre os melhores iniciantes neste ano, em seu primeiro emprego integral com um carro de WRC, o outro Sebastien - Ogier - é o futuro companheiro de equipe de Räikkönen. Empolgado?
"A chegada de Kimi entre nós é uma grande coisa, bom para o rali," diz Ogier. "E vocês vão ver que ele vai ir bem rapidamente, ele aprende em pouco tempo. Ele não venceu um campeonato mundial de F1 por acaso. Certamente, ele não está acostumado com anotações, e isto vai ser um problema para ele, se não "o" problema. No início, vi ele com alguma dificuldade, mas ele melhorou rapidamente." Você vai ajudá-lo? "Com as anotações será difícil, não há muito que posso fazer. Mas com o ajuste do carro, não haverá problemas: a equipe Citroën tem todas as habilidades para fazer qualquer tipo de trabalho e dar a ele qualquer sugestão. Contudo, eu ficarei próximo a ele. Também porque é uma honra ter um Campeão Mundial de F1 na equipe. Muito provavelmente eu vou estar no Rali Ártico no final de janeiro para treinar para o Rali da Suécia, que vai abrir o Campeonato Mundial." E para ser uma ama-seca para o principiante - no WRC - Kimi Räikkönen...

Tommi Mäkinen

"Francamente, eu estou surpreso, achei que ele ia continuar na F1! Mas ele queria vir para o rali, é seu desejo há muito tempo, e no final ele veio. Eu não entendi a que nível ele quer chegar, seu contrato é por um ano e eu não sei se isso é suficiente para alcançar o topo. Os ralis são algo completamente diferente do que ele fez até agora. Será interessante ver o que ele pode fazer: Kimi é muito bom, mas ele não conhece os Estágios Especiais. Ele precisaria ter mais experiência com seu navegador, deveria treinar duro para ter as anotações certas para atingir o máximo que puder. Claro, Lindstrom é o cara certo, mas não será fácil de qualquer maneira. Os ralis de hoje em dia são muito mais curtos e apertados, com distâncias muito próximas. Contudo, não vejo como Kimi não teria sucesso mesmo no rali, se ele pode bater Hamilton na F1... Estarei em Rovaniemi para sua estreia com o C4, mas depois não vou segui-lo nas corridas, estarei ocupado com minha equipe."

Marcus Gronholm

"Grande nome, Kimi. Bom para o rali. Ele é talento puro. Claro, não será fácil. Ele não pode aprender os Estágios Especiais em um momento. Eu ainda acredito que ele tem as cartas certas para aparecer bem e acho que ele vai fazê-lo, especialmente no asfalto. Eu sei que ele é um cara quieto, mas acho que ele vai mudar. Falei com ele e ele disse que está feliz, que isto é uma coisa que ele queria fazer. Parece um salto no escuro, mas de qualquer modo a Red Bull está tanto no rali como na F1..."

Mikko Hirvonen

"Dou as boas-vindas para ele, estou feliz que ele veio para o rali. É uma grande coisa para a categoria, toda a mídia virá e não somente a mídia especializada. Na Finlândia, há muito interesse, jornais e redes de televisão falam sobre Kimi todos os dias. Eu não sei se no primeiro ano ele vai conseguir ir bem como nós, é muito diferente da F1. Mas ele é focado, e isto certamente vai ajudá-lo. Acho que ele irá melhor no asfalto do que na terra, pois ele tem mais experiência, mas acho que ele quer ser rápido em todo lugar! Claro, é meio que um salto no escuro, mas se é o que ele queria, ele está certo em fazê-lo..."

Fonte: Autosprint
Tradução do italiano: TaniaS
Tradução do inglês: Fran
Agradecimentos: TaniaS e Anelise

Sem comentários: