11 de dezembro de 2009

Button e Brawn coletam seus troféus em Mônaco


Jenson Button e a Brawn GP foram oficialmente premiados com seus troféus pelo campeonato mundial nesta sexta-feira à noite, em Mônaco, no baile de gala anual da FIA, no grand finale da dramática temporada de 2009 de Fórmula 1.

Button e Ross Brawn receberam os troféus para os campeonatos de pilotos e construtores, respectivamente, enquanto Sebastian Vettel da Red Bull e Rubens Barrichello da Brawn foram ao palco receber seus troféus de segundo e terceiro colocados.

Foi uma temporada de recordes para todos no palco. Com Button tendo vencido seis das primeiras sete corridas do campeonato, a Brawn se tornou a primeira equipe a conquistar o título de construtores em sua temporada de estreia.




"Estou honrado de estar aqui em Mônaco nesta noite para coletar o troféu de campeão do mundial de pilotos e ver meu nome gravado ao lado de lendas famosas do automobilismo do passado," disse Button. "O esporte a motor é uma parte da minha vida desde que meu pai comprou meu primeiro kart quando tinha oito anos, e ter conquistado meu sonho de me tornar campeão mundial me dá um orgulho incrível.

"Este foi um ano fantástico para mim e para a Brawn GP. Apenas 23 dias antes do início da temporada, não sabíamos sequer se estaríamos na primeira corrida e agora eu sou o campeão do mundo com a equipe campeã dos construtores. Todos no time merecem muito o nosso sucesso."


O chefe da equipe Brawn, Ross Brawn, que continuará liderando a equipe no ano que vem que será propriedade da Mercedes, adicionou: "Este foi um ano incrível para a Brawn GP. Viver o trauma dos meses de inverno e chegar ao grid para a primeira corrida e conseguir conquistar oito vitórias em grandes prêmios e os títulos de construtores e pilotos em nosso primeiro ano era algo inconcebível antes do início da temporada.

"Em nome da equipe, é uma grande honra receber o troféu de campeão de construtores esta noite e estou ansioso para levar o troféu de volta a Brackley para dividi-lo com nossa equipe. Gostaria de agradecer Jenson e Rubens pelo espírito com o qual eles lutaram pelo campeonato de pilotos neste ano, e a todo o nosso staff na fábrica em Brackley por seu trabalho duro e dedicação, e à Mercedes-Benz em Stuttgart e aos Motores de Alta Performance da Mercedes-Benz em Brixworth pelo apoio que nos deram desde o começo do ano e o motor fantástico que eles nos proveram."


Vettel, 22 anos, se tornou o mais jovem vice-campeão da história da Fórmula 1. E Barrichello, 37 anos, conquistou seu quarto final de temporada entre os três melhores do campeonato de pilotos, ao mesmo tempo em que mantém sua posição como o piloto mais experiente do grid da história da F1, tendo competido em 288 corridas e estando ainda em atividade.

Coletando seu troféu, Vettel, que ganhou quatro Grandes Prêmios este ano, disse: "É uma grande honra para mim estar aqui em Mônaco na FIA Gala para receber este prêmio. É claro que, como um esportista, terminar em segundo nunca é seu objetivo, mas podemos ficar felizes com o que é ainda assim um grande resultado. Para a equipe, foi uma temporada fantástica - a melhor de todas - e o crédito vai para todos na Red Bull Racing, tanto nos circuitos como na fábrica. Estamos muito orgulhosos do que conquistamos e isso vai nos motivar para tentar e fazer ainda melhor no ano que vem."

Barrichello, vencedor de duas provas em 2009, comentou: "Foi uma grande temporada para todos na Brawn GP. Tivemos um ano realmente divertido juntos que vai ficar em nossas memórias para sempre e é bom estar aqui esta noite para ver o Ross coletar o troféu de construtores em nome da equipe.

"Estou realmente contente de ter feito a minha parte em garantir o título para a equipe com as duas vitórias em Valência e Monza e os pódios e pontos nesta que foi uma das minhas melhores temporadas na Fórmula 1. A equipe foi fantástica o ano todo, produzindo e desenvolvendo um carro que me deu a oportunidade de retornar a vencer, e mantendo sua confiança nas fases difíceis. Nós merecemos completamente nosso sucesso no campeonato e foi um grande privilégio ser parte de uma equipe tão forte."



Junto com os campeões da FIA, dois troféus foram distribuídos para a melhor promoção e à melhor transmissão de corridas. O troféu de Promoção de Corridas foi ao Grande Prêmio de Abu Dhabi por mostrar à Fórmula 1 um circuito artístico em um cenário maravilhoso e por organizar a primeira corrida durante o pôr-do-sol da história.

O prêmio foi coletado por Sua Excelência Abdulla Khouri, membro do Comitê do Circuito de Yas Marina, que comentou: “Estou honrado de receber este troféu em nome do Circuito de Yas Marina e das muitas organizações e pessoas em Abu Dhabi que estiveram envolvidas na organização do Grande Prêmio de Abu Dhabi. Agradeço a todos os que nos apoiaram e ajudaram a fazer do nosso evento tamanho sucesso, que nos levou a receber este prêmio aqui em Mônaco.”

O conceito das corridas durante o crepúsculo e o cenário espetacular do GP de Abu Dhabi também se fizeram populares com os telespectadores ao redor do mundo. A Formula One Management levou o Troféu Televisivo por sua cobertura excelente do evento, com o prêmio entregue ao diretor de TV da FOM, Dean Locke.

Fonte: Formula1.com
Tradução: Fran

Sem comentários: