18 de dezembro de 2009

Entrevista com Sebastien Ogier o futuro parceiro do Kimi


Você começou 2009 com apenas seis rallys para provar o seu potencial em um World Rally Car. Você sofreu muita pressão em obter bons resultados?
"Não era uma pressão muito grande porque, no início era apenas seis ralis Eu sempre pensei que acabaria por ser mais. Desde o início Olivier [Quesnel] disse que tudo bem, começamos com seis, mas ele me disse para não tentar provar tudo sobre eles. "

Mas depois de quatro rallys você tinha apenas três pontos na tabela. Você sentiu mais pressão, então?
"Sim, não havia mais pressão, mas eu a coloquei sobre mim. Ao mesmo tempo, era difícil entender porque eu estava em tal posição. Os erros que eu estava fazendo não era sempre tão ruim, mas eles pareciam ter grandes conseqüências. Foi um período difícil para mim, mas na retrospectiva os erros me ajudaram a progredir. eu sempre tentei entender o que aconteceu porque tinha acontecido. Era uma parte do processo de aprendizagem. "

Então, o que estava causando os erros ?
"A velocidade com o C4 WRC foi completamente diferente do Super 1600, que eu tinha dirigido antes, então eu tive que adaptar o meu ritmo o que demorou algum tempo. Eles não eram perfeitos o tempo todo, o que levou a algumas surpresas nas fases ... "

Como eram as notas de ritmo erradas?
"O principal problema era baixo para o aumento da velocidade do carro WRC. Eu tinha muitos detalhes nas minhas notas e eles estavam vindo tão rápido que Julien tinha problemas em dizer tudo e isso significava que não era muito claro para mim. Além disso, minha descrição da estrada, por vezes, não era correto para a velocidade do carro e os pontos de freio estavam errados. Obter a posição correta em uma curva é o muito mais importante em um World Rally Car. Em um carro pequeno, se o ângulo não é perfeito você pode alterá-lo e isto não causa um grande problema. Mas se você tenta ir no limite de um carro WRC você deve ter uma nota de ritmo e descrição da estrada perfeita. "

Você acha que estava tentando a todo custo impressionar?
"Eu acho que talvez eu não tinha tempo suficiente para aprender e eu queria ir demasiado rápido demasiado depressa. Eu sabia que tinha uma boa oportunidade, mas eu também sabia que eu tinha que provar rapidamente o que eu poderia fazer. Não há um monte de fabricante com uma oportunidade assim, e apesar do que Olivier me disse que eu tinha muito tempo para aprendê-la? Sempre é melhor provar que você pode ser rápido. "

Como você mudou como piloto desde o início da temporada de 2009?
"É difícil dizer. Eu acho que evolui em praticamente todas as coisas que eu faço nos rallys -, mas talvez o mais importante ponto a observar foi o meu ritmo. Acho que o meu Inglês melhorou um bocado também!"

Como você se sente ao ficar com a Citroen?
"Com certeza é perfeito para mim continuar com esta equipa. A relação que temos é perfeita. Também acho que meu carro vai ser melhor em 2010 porque este ano eu comecei a temporada com uma especificação mais velha. Ao mesmo tempo foi o suficiente para mim para começar a aprender o WRC, mas agora eu acho que a equipe vai me dar um bom carro para lutar por pódios ".

Então, qual é seu objetivo para a temporada 2010?
"Este ano foi apenas o meu quarto e o meu primeiro rali no WRC, então acho que minha progressão para o momento é bom. A segunda parte da temporada foi bastante bem, e na Polónia, Finlândia e Austrália fiz bons desempenhos. Agora, o desafio para 2010 é continuar a melhorar neste caminho ".

Você já teve um segundo lugar, você acha que em 2010 você estará pronto para desafiar a sua primeira vitória?
"Eu não sei. É muito cedo para falar de vitórias no momento. Talvez eu poderia tentar, mas não é a meta de sair e tentar ganhar uma corrida. A prioridade é terminar o máximo de rallys que puder e tentar obter boas posições para o campeonato. Embora eu gostaria de conseguir alguns pódios. "

Você acha que o número de novas etapas no WRC 2010 irá ajudá-lo em sua luta com os pilotos mais experientes?
"Sim novos rallys e novas fases são boas para mim. Nós vimos este ano na Polônia e Austrália que, quando temos a mesma experiência que os outros pilotos, é mais fácil competir com eles. 2010 Para mim parece uma agenda positiva".

Consegue ver-se dirigindo para a equipe principal Citroen em breve?
"O objetivo no momento é o de continuar a progredir e talvez para estar pronto no final da temporada para ir para uma equipa oficial. Acho que é um plano da Citroen me dar a oportunidade de aprender por mais um ano para que Em 2011 ou 2012, talvez eu poderia ser um bom piloto para eles para a equipe oficial. "

Que teste você vai fazer no próximo ano?
"O teste começa realmente em janeiro, mas talvez eu vou fazer o Rali do Ártico com Kimi também, como preparação para o rali da Suécia. Isso não é certo no momento, mas é possível."

A respeito de seu companheiro de equipe - você acha que estará ensinando a ele ou ele vai estar ensinando você?
"Eu acho que pode ser um pouco de ambos. Com certeza quando se trata de rally eu tenho mais experiência - bem, mas não muito - mas ainda mais do que ele, então eu acho que posso dar-lhe alguns conselhos para ajudá-lo a progredir mais rapidamente . Mas também acho que posso aprender com ele. Ele é um campeão do Mundo de F1 assim que eu tenho certeza que ele pode me ajudar! "

Você tem 2 meses, até a Suécia, que mais que você vai fazer no seu tempo livre?
"Até o ano novo eu estou tentando relaxar um pouco, mas eu já comecei o meu treinamento físico para a próxima temporada. Eu vou continuar a fazer algum esporte, e geralmente se preparar para a pilotagem que começa em janeiro. Há uma chance de fazer o Rali de Monte Carlo de novo - que é um rali especial para mim porque eu moro perto de Monte Carlo e eu ganhei no ano passado em um Peugeot 207. Eu realmente quero tentar e fazer mais um ano. Ele é uma boa oportunidade para obter experiência para o WRC e talvez em 2011 ele estará de volta na série. "

Fonte: WRC
Tradução: The Icegirls br team

Sem comentários: