10 de dezembro de 2009

O que aconteceu com Heikki Kovalainen?


Há três anos surgia uma nova promessa na Fórmula 1. Heikki Kovalainen era tido como um sucessor de Mika Häkkinen ou um novo Kimi Räikkönen.

Kova liderou testes em Jerez. Pat Symonds mostrava confiança no jovem piloto. O próprio finlandês se definia como uma possível surpresa da Fórmula 1. Três anos mais tarde, nós vemos que ele estava certo.

Keikki Kovalainen jamais confirmou os motivos de se apostar nele. Se houve uma surpresa, ela apareceu de forma negativa. Hoje, a jovem aposta é um refugo do grid e pode ficar sem assento na próxima temporada.

Então, o que pode ter acontecido com Heikki Kovalainen? Como uma jovem promessa pode ter se tornado um piloto tão rejeitado?

Talvez aquele que era para ser o maior acerto da carreira dele, tenha se tornado o maior vilão: a ida para a McLaren. Mas vou explicar melhor a minha teoria.

A estreia de Kovalainen

Quando estreou na Fórmula 1, Kovalainen não tinha mais o mesmo carro poderoso que Fernando Alonso havia tido nos dois anos anteriores. Mesmo assim, ele conseguiu bons resultados.

Naquele ano, ele dividiu o cockpit da Renault com Giancarlo Fisichella. Em dezessete corridas, Kovalainen o superou em onze oportunidades. No final do campeonato, ele somou nove pontos a mais do que Fisico e levou a equipe ao pódio no GP do Japão.

Das seis corridas onde Fisichella foi melhor, quatro delas aconteceram nas cinco primeiras etapas do campeonato mundial. Ou seja, quando o finlandês ainda não estava tão adaptado à categoria.

Ou seja, eu penso que, naquele momento, havia condições para se pensar que Heikki Kovalainen realmente poderia ser um grande piloto. Esse desempenho considerável foi o que o levou à McLaren no ano seguinte para substituir novamente Fernando Alonso.

Na McLaren, a queda

Ivan Capelli, na época, definiu como uma boa escolha por parte da McLaren. Mas hoje eu penso: será que foi uma boa escolha para o piloto?

Heikki Kovalainen chegou na McLaren em um momento difícil. A equipe carregava o trauma da relação de ódio entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Por certo, ela não estava disposta a cometer os mesmos erros. Estava claro que Kovalainen jamais teria o mesmo tratamento da jovem promessa britânica.

Kova sofreu a pressão de ser companheiro de Hamilton. Além disso, ele precisou conviver com o status claro de segundo piloto dentro da equipe. Um ano suficiente para transformar a promessa no pior piloto da temporada.

Quando 2009 chegou, a McLaren não tinha mais um carro dominante. Kovalainen, é claro, sucumbiu novamente diante da situação humilhante que passou no time de Woking.

Será difícil recomeçar

Infelizmente, o primeiro ano na Renault foi apagado da memória de muita gente. A maioria das pessoas lembra apenas do fracasso na McLaren.

Esse rótulo criado em duas temporadas marcará a carreira de Heikki Kovalainen para sempre. Será complicado retomar a carreira de forma digna. Ele já sente isso.

Com as negociações para 2010 em estágio avançado, dificilmente se fala em Kovalainen para alguma vaga. Ele pode ficar sem equipe na próxima temporada, graças a pior decisão da vida dele: correr pela McLaren.

Claro que, mesmo como segundo piloto, ele poderia ter ido melhor. Porém, nem todo mundo sabe lidar tão bem com a pressão. Kovalainen, estranhamento para um piloto criado por Briatore, se mostrou fraco psicologicamente. Essa fraqueza foi a ruína dele.

No futuro, ele deverá ser reconhecido apenas como uma jovem promessa que fracassou. O que é verdade em alguns aspectos, mas uma injustiça se formos analisar friamente os fatos.


Fonte: Corrida F1

Sem comentários: